CAOS – ARTE, por Vanda Andrés na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

Estará patente em Coja, na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho, entre os dias 23 de Março e 23 de Abril, a exposição CAOS – ARTE por Vanda Andrés, a ser inaugurada pelas 16h00 do dia 23 de Março.

Vanda Andrés, nascida em 1968 na cidade de Luanda, regressa em 1974 a Portugal onde cresceu no meio de trapos, linhas e botões, pois sua mãe era na altura costureira. Sendo desde nova habituada a reciclar, foi costurando vestidos para as suas bonecas com os materiais que tinha à mão.

O gosto pela costura e artes manuais aliado à sua grande capacidade criativa, foi-se desenvolvendo gradualmente, ingressando aos 19 anos num curso de Artes Decorativas.

Daí para cá, as tintas, colas, vernizes e trapos, fazem parte do quotidiano de Vanda que, hoje, continua a brincar às bonecas, elaborando as mesmas com ráfia entre outros materiais. Participa regularmente em feiras de artesanato e workshops sendo seu objetivo dar continuidade e inovar nas artes manuais.

Como disse São Francisco de Assis: ” Quem trabalha com as mãos é operário, quem trabalha com as mãos e a cabeça é artesão, quem trabalha com as mãos, a cabeça e o coração, é artista.”

Vanda Andrés é assim a artista que envia um pedacinho de si em cada peça que viaja pelo mundo.