CINEDITA 2023 premiou melhores curtas metragens e homenageou saga “Fast and Furious”

Cinedita (13)

Cinedita (14)

Cinedita (15)

Cinedita (6)

Cinedita (17)

Cinedita (18)

Cinedita (24)

Cinedita (19)

Cinedita (16)

Cinedita (21)

Cinedita (2)

Cinedita (25)

Cinedita (4)

Cinedita (28)

Cinedita (3)

Cinedita (27)

Cinedita (26)

Cinedita (5)

Cinedita (7)

Cinedita (11)

Cinedita (9)

Cinedita (8)

Cinedita (22)

Cinedita (10)

Cinedita (1)

Cinedita (20)

Cinedita (12)

Cinedita (23)

“Shades of the sea” da aluna da Escola Artística Soares dos Reis, Ana Rita Ferreira, foi a grande vencedora da 8ª edição do festival de curtas metragens CINEDITA. A gala, que teve lugar no dia 5 de maio na Cerâmica Arganilense, ficou também marcada pela homenagem à saga de filmes “Fast and Furious”.

A concurso estava um total de 12 curtas-metragens, distribuídas pelas categorias Ficção (3), Documentário (2) Experimental (2) e Animação (4). O júri, composto por Ana Rute, fotógrafa premiada internacionalmente e professora no ITAP; Ivo Reis, realizador, artista digital e professor e, Ra’uf Glasgow, produtor de séries de TV como “Lost”, Colony e “Locke and Key” e, nomeado para 3 Emmys, deu ainda a vitória às curtas: “Akathisia” de Catarina Rabaça (E. A. Soares dos Reis), na categoria Ficção; a: “Misofonia” de Ana Patrícia Claro (E. Superior de Educação de Coimbra), na categoria Experimental; a: “Homem do Ferro” de Mariana Mendes e Susana Barata (Agrupamento de Escolas de Arganil) na categoria Documentário e, a: “Shades of the sea”, de Ana Rita Ferreira (E.A. Soares dos Reis), na categoria Animação, para além de melhor curta da noite.  

O prémio do grande vencedor foi patrocinado por esta autarquia e entregue pelo Vereador da Educação, Luís Almeida que, com a Vereadora da juventude, Elisabete Oliveira, representaram a Câmara Municipal de Arganil no evento.

Salienta-se na segunda parte desta gala, a exibição do documentário “Nós por cá”. Um trabalho desenvolvido no âmbito da execução e implementação do Plano Municipal para a Integração de Migrantes do concelho de Arganil [2020-2023] e que dá a conhecer alguns dos estrangeiros residentes no concelho de Arganil, que nele decidiram criar o seu próprio negócio ou projeto, num importante contributo para o desenvolvimento social e económico do território. No vídeo, são relatados na 1ª pessoa, os percursos empreendedores e resilientes destas pessoas, desconstruindo estereótipos e preconceitos, ao mesmo tempo que promove e reforça a sua integração.

A organização do festival de curtas de Arganil – CINEDITA, que começou em 2016, cabe ao Agrupamento de Escolas de Arganil, conta com o apoio do Município de Arganil e, este ano, com o alto patrocínio do Presidente da República. Estruturado pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia e de âmbito académico, está direcionado para os alunos do ensino secundário e superior. Nos últimos anos tem envolvido alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas em oficinas, workshops e sessões de cinema nos dias anteriores à gala de atribuição de prémios, como forma de dinamizar e despertar para a 7ª arte.