Piloto Craig Breen homenageado na Casa do PPD em dia de rally em Arganil

No dia da passagem do Rally de Portugal pelo concelho, 12 de maio, o Município de Arganil e o ACP – Automóvel Club de Portugal prestaram homenagem ao piloto irlandês que morreu na preparação do Rally da Croácia, em abril.

Na Casa do PPD, ponto histórico do Rally de Portugal e ponto de partida da atual Classificativa de Arganil, foi descerrada uma placa simbólica, no local exato onde será erguida o monumento de tributo ao malogrado piloto.

O protótipo da obra foi apresentado pelo próprio por Mário Vitória, artista com raízes no concelho que está a desenvolver a figura em bronze a ser instalada dentro de alguns meses.

“Acolhemos com grande disponibilidade esta justa homenagem que fazemos ao Craig Breen, num local que consideramos ser de homenagem coletiva e que pretende perpetuar a memória de um piloto adorado pelos aficionados do rally”, enalteceu Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil.

Carlos Barbosa, presidente do ACP, evocou o caráter do piloto irlandês e sua ligação a Portugal. “O ACP e a Câmara Municipal queriam deixar um marco e prestar homenagem da Craig Breen, que adorava Portugal e era um tipo extraordinário, muito simpático, humilde e um piloto grande piloto; ia ser campeão do mundo muito brevemente”.

Além de Luís Paulo Costa e Carlos Barbosa, esteve presente na cerimónia Paulo Ferreira, em representação da Hyundai Portugal. Craig Breen tinha sido contratado para disputar o Campeonato de Portugal em 2023 com a Hyundai Portugal, mas faleceu no dia 13 de abril, quando realizava um teste de preparação do Rally da Croácia, quarta prova do Campeonato do Mundo.