Comemorar o Armistício em Arganil

• Comemorar o Armistício em Arganil

O Município de Arganil, através da Biblioteca Municipal, comemorou no passado dia 9 de Novembro o Centenário da assinatura do Armistício que pôs fim à primeira Guerra Mundial.

Das ações desenvolvidas, destaque para a presença de várias turmas do Agrupamento de Escolas de Arganil que visitaram a exposição: Primeira Guerra Mundial – Os 100 Anos da Assinatura do Armistício e as repercussões da Guerra em Arganil. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de assistir à palestra proferida pelo Doutor João Figueira sobre a temática em análise.

À noite, um público atento e interessado visitou a exposição e ouviu os palestrantes Manuel Fernandes e João Figueira sobre o drama que os povos viveram no período 1914-1918 e as implicações económicas e sociais que a guerra desencadeou.

A Vice-presidente da Câmara Municipal, Paula Dinis, saudou os presentes e explicou a importância que tem para o Município de Arganil a data que ali estavam a comemorar e a razão desta iniciativa. Na mesa estiveram também o Presidente da Associação de Combatentes, António Vasconcelos, e o Presidente da Junta de Freguesia de Arganil, João Travassos.

A exposição, patente no átrio da Biblioteca Municipal até ao final do mês de Novembro, foi concebida e realizada pelos serviços da Biblioteca Municipal, tendo como fonte notícias do jornal “A Comarca de Arganil”, através da Hemeroteca Digital, e documentos do Arquivo Histórico Municipal.