Concelho de Arganil cumpre “Rota dos 20 – Rota Eco-Escolas”

• Stand Turismo Centro – Portugal (Dr. Pedro Machado, Presidente Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal)

• Mercado de Natal

Decorreu ontem, na Escola Secundária de Arganil e depois de ter percorrido cada uma das escolas do Agrupamento de Escolas de Arganil, a cerimónia de encerramento da passagem da “Rota dos 20” pelas Escolas do Concelho de Arganil, com a entrega dos testemunhos por parte das Escolas ao Vice-presidente do Município de Arganil, que posteriormente serão entregues à ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

Os testemunhos, passados pelos alunos da escola de Vila Nova de Poiares, foram recebidos no dia 24 de maio numa sessão que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal, pela Escola do Ensino Básico de Pomares, que assim iniciou o percurso dos testemunhos pelo concelho de Arganil.

A “Rota dos 20 – Rota Eco-Escolas” é uma iniciativa da ABAE, que pretende assinalar os 20 anos das Eco-Escolas em Portugal e envolver as crianças e os jovens na criação de estratégias de intervenção na comunidade, identificando problemas e propondo as soluções com a finalidade de promover a mobilidade sustentável. Tem ainda como objetivo, sensibilizar a comunidade educativa para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva.

A “Rota dos 20” conta com 4 distintos testemunhos, sendo eles: Bandeira da Rota- Eco-Escolas e Livro das Escolas, que circularam por todas as escolas inscritas no programa Eco-Escolas; Livro do Município, que se destina a recolher ideias, sugestões, compromissos e opiniões sobre o Programa Eco-Escolas e, o Pergaminho, que depois de recolher as sugestões de melhoria dos alunos de cada uma das escolas do concelho, no que ao ambiente e sustentabilidade diz respeito, foi entregue ao Vice – Presidente da Câmara Municipal.

As ideias de melhoria inscritas no Pergaminho foram lidas durante a sessão por cada um dos alunos representantes de cada uma das escolas, sob os ouvidos atentos do Vice-Presidente da Câmara de Arganil, o qual se comprometeu a analisar os compromissos e sugestões dadas pelos alunos, e a concretizar pelo menos algumas delas, brevemente.