Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio 2018: Arganil defende o projeto “Kinetic Energy” em Oliveira do Hospital

• K1

• K2

• ideias negocio oliveira

O Auditório da Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, acolheu no passado domingo, dia 24 de março, a final do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio nível secundário/profissional, promovido pela CIM-RC e, no qual estiveram presentes, na defesa das respetivas ideias de negócio, os vencedores das finais municipais de cada um dos 18 municípios seus constituintes.

Os alunos Cláudio Neves e João Batista da Escola Secundária de Arganil que, sob a orientação do docente Júlio Marques, desenvolveram um gerador autossustentável a partir da sua ignição, com utilização da força cinestética, representaram Arganil na 5ª edição desta iniciativa.

Após as apresentações, coube ao júri constituído por Conceição Carvalho, da CCDRC, Hélder Brito, da BLC3 e Paulo Caridade, empresário, avaliar os 18 projetos a concurso.

O projeto INsmartLIN Kit, trazido pelos alunos João Mortágua, Rafael Coelho e Sara Oliveira, do 12º ano e orientados pela Prof.ª Fátima Potró, do Agrupamento de Escolas de Mortágua, arrecadou o 1º lugar e consiste num kit inteligente para insulinodependentes.

O 2º lugar coube ao projeto Pastorelho, do aluno Francisco Borges e orientado pela docente Honorata Pereira, da EPTOLIVA – Pólo de Oliveira do Hospital e consiste num pastel, característico da Serra, elaborado a partir dos subprodutos da produção do queijo, como soro de leite e bétula.

O 3º lugar foi atribuído ao projeto Plano Total, dos alunos Alcibíades Soares, Carolina Coimbra e Mariana Lopes, sob orientação da docente Sara Rosário, da Escola Secundária Daniel de Matos, do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares que, reinventaram o Plano Duro tradicional, tornando-o integral e dobrável.

Estiveram presentes e a apoiar os alunos de Arganil, o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, o Vereador da Educação, Luís Almeida e a Diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, Anabela Soares, professores, técnicos do Município de Arganil, familiares e colegas dos alunos em questão.

Em números, a 5.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio da CIM Região de Coimbra fica marcada pelo desenvolvimento de um total de 243 ideias de negócio, das quais 168 chegaram às respetivas finais municipais, que selecionaram as 18 ideias finalistas apresentadas ontem em Oliveira do Hospital.