Consulta da toponímia do concelho de Arganil está agora à distância de um clique

A toponímia afirmou-se ao longo dos tempos, como um meio através do qual se perpetuam personalidades, factos e tradições locais, inserindo-os e prestando-lhes homenagem no quotidiano. Como tal e a partir de agora, a Câmara Municipal disponibiliza à comunidade o acesso a uma plataforma na qual é possível pesquisar a toponímia aprovada do concelho de Arganil, através de pesquisa dos nomes de ruas ou de navegação livre pela toponímia de determinada localidade em mapa cartográfico, tirando partido das funcionalidades dos sistemas de informação geográfica disponíveis para o efeito. Este é um processo em contínua atualização, que de momento tem já várias freguesias introduzidas.

A disponibilização ao público desta ferramenta de informação, vem no seguimento da aposta desta autarquia na modernização administrativa, que encontra nos serviços online uma forma de promover uma maior interação e proximidade com o munícipe, bem como, um acesso facilitado e confortável à informação, sem necessidade de deslocações.

Exemplos disso são as ferramentas de pesquisa específica recentemente disponibilizadas como o Arquivo Municipal Digital, Ecopontos on-line e PDM – Plano Diretor Municipal, à qual se junta agora a Toponímia e que pode ser acedida através do link: http://toponimia.cm-arganil.pt ou clicando diretamente no ícone disponível neste portal.