Requalificação do espaço público de Arganil avança para a segunda fase ainda este ano

• Sessão de apresentação: Presidente da Câmara, Luís Paulo Costa (à direita) e vereador Luís Almeida (à esquerda)

• Ruas incluídas na intervenção – vila de Arganil

• Imagem 1 – Ponte da Ribeira e Rua Dr. Armando Vasconcelos de Carvalho

• Imagem 2 – Rua Congregação das Filhas de São José

• Imagem 3 – Avenida Irmãos Duarte

• Imagem 4 – Rua do Mercado

O Município de Arganil está a concluir o processo de contratação da empreitada relativa à segunda fase da requalificação do espaço público da vila de Arganil. Prevê-se que a obra tenha início durante os últimos três meses do ano. O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, em conferência de imprensa realizada no dia 26 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A intervenção representa um investimento do Município de Arganil na ordem dos 500 mil euros e considera a reabilitação da Avenida Irmãos Duarte, da Rua Congregação das Filhas de São José, da Rua do Mercado e da Rua Dr. Armando Vasconcelos de Carvalho. O projeto inclui, ainda, a consolidação da margem direita da linha de água da Ribeira de Folques e a reabilitação da Ponte da Barreira (imagem 1).

“Reconhecemos que esta zona, conhecida como Ponte da Barreira, não se encontra nas melhores condições e pretendemos, por um lado, torná-la mais agradável do ponto de vista paisagístico e, por outro, resolver os problemas estruturais identificados na ponte, permitindo proceder à ampliação do passadiço e levar o trânsito pedonal até ao Parque Verde Urbano do Sub-Paço”, explicou o presidente da autarquia.

Relativamente à reabilitação dos arruamentos, Luís Paulo Costa sublinha a “significativa transformação de que vão beneficiar em termos de mobilidade automóvel e pedonal”. O conjunto de trabalhos previstos incluem, além da pavimentação, a substituição da rede de distribuição de água, a reabilitação de rede de águas pluviais e recuperação ou construção de passeios.

Uma das grandes alterações proporcionada por esta intervenção acontece na Rua Congregação das Filhas de São José (imagem 2), onde está considerado o alargamento da via, permitindo que o trânsito se faça nos dois sentidos, bem como a estabilização de taludes e a construção de passeios, proporcionando a ligação pedonal entre a Rua Comendador Cruz Pereira, recentemente reabilitada, e o recinto da Feira Semanal.

Já na Rua do Mercado, localizada na zona superior da vila, e na Rua Dr. Armando Vasconcelos de Carvalho, junto ao Hotel de Arganil, as principais mudanças são em termos de parqueamento. No primeiro arruamento, está prevista a construção de 24 lugares de estacionamento (imagem 4), enquanto que, no segundo, serão reabilitados os lugares de estacionamento existentes (imagem 1).

“Prevemos que a obra esteja já a decorrer no último trimestre do ano”, apontou o presidente da autarquia, informando que estão apenas a faltar alguns aspetos burocráticos relacionados com a celebração de contratos.

Recorde-se que a primeira fase da intervenção de requalificação do espaço público da vila de Arganil, no valor de 360 mil euros, ficou concluída no início do ano e considerou a recuperação e valorização do Largo Ribeiro de Campos; da Rua 5 de Outubro e Rua Comendador Lopes da Costa; da Rua Jornal de Arganil e da Rua António Galvão (até à sede da Associação de Combatentes do Concelho de Arganil).

Obras na avenida principal previstas para o início de 2022

Para a concretização cabal deste forte desígnio do Município de Arganil em recuperar, valorizar e modernizar o espaço público de Arganil, levando mais funcionalidade e dinâmica ao coração da vila, beneficiando munícipes, visitantes e comerciantes, fica a faltar a intervenção na avenida principal, condicionada pelos problemas estruturais identificados na galeria hidráulica da Ribeira de Amandos.

Depois de garantido o financiamento de 750 mil euros para as obras de reabilitação desta estrutura subterrânea com 80 anos, no âmbito do Programa REACT-EU (Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa), “prevê-se que no início do próximo ano estejam reunidas as condições para dar início à intervenção”, informou Luís Paulo Costa durante a sessão, que contou com as presenças do vereador Luís Almeida e do tesoureiro da Junta de Freguesia de Arganil, Pedro Alves.

No total, o investimento destinado à reabilitação da avenida principal da vila, composta pela Avenida José Augusto Carvalho, Avenida dos Bombeiros Voluntários Argus e Avenida das Forças Armadas, é de aproximadamente 1 milhão e 400 mil euros.