COVID-19: Cuidados a ter no manuseamento de lixo doméstico

Durante o combate à pandemia de COVID-19, o Município de Arganil e a ERSUC, apelam à população o cumprimento responsável das novas regras no manuseamento do lixo doméstico.

1. Se tiver, na sua família pessoas infetadas, ou com essa suspeita, lembre-se que os seus resíduos podem também estar infetados.

Desta forma deverá:

– Colocar os resíduos em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 da sua capacidade – não encher totalmente os sacos;

– Os sacos devidamente fechados devem ser colocados dentro de um segundo saco, devidamente fechado, e este deve ser depositado no contentor de lixo comum (resíduos indiferenciados).

– Os sacos devem ser sempre colocados dentro do contentor e nunca no chão. Se estiver cheio, coloque no contentor mais próximo ou utilize quando estiver disponível.

2. As luvas, máscaras e lenços devem ser sempre colocados no contentor do lixo comum, pois não são recicláveis.

3. Pode e deve continuar a reciclar e utilizar os ecopontos mas se e só se, não tem casos confirmados ou suspeitos no seu domicílio. A recolha dos recicláveis nos ecopontos continuará a ser assegurada.

Colabore tendo em conta as importantes regras:

– Colocar os seus resíduos recicláveis sempre dentro do ecoponto;

– Se o ecoponto estiver cheio, dirigir-se ao mais próximo ou utilizá-lo quando estiver disponível.

Os colaboradores do Município de Arganil e da ERSUC continuam todos os dias a contribuir para a limpeza das nossas ruas, através da recolha e tratamento dos resíduos. A melhor forma de protegê-los, colaborar com eles e agradecer-lhes, partilhar e cumprir estas regras e não deixar quer seja cartão, plásticos ou outro tipo de resíduos na via pública junto ao contentor.

Seja compreensivo para com as adaptações à recolha que este município e a ERSUC possam ter de vir a fazer.

Por fim, informamos que o Projeto Argusrecycling está temporariamente suspenso, no sentido de salvaguardar a saúde dos utentes, funcionários e colaboradores da APPACDM-Unidade Funcional de Arganil.