Crianças e Jovens das “Férias de Verão” visitam Exploratório Ciência Viva de Coimbra

 

No âmbito das Férias de Verão 2016, levadas a cabo pelo Espaço Jovem, a Câmara Municipal de Arganil organizou na passada quarta-feira, dia 27 de julho, uma visita ao Exploratório Ciência Viva de Coimbra, proporcionando a 30 crianças e jovens um dia repleto de animação e descoberta, ao mergulharem de forma divertida no fantástico mundo da ciência.

O dia começou com a visita à exposição principal do Exploratório, “Em Forma com a Ciência”, onde a descoberta do corpo humano, através de atividades participativas, apelou ao lado mais dinâmico e curioso dos jovens. Para que serve o ADN ou o que são atos reflexos foram algumas das respostas trazidas da primeira aventura do dia.

Seguiu-se o visionamento do filme a “Noite do Vampiro”, projetado a 360º num teto em formato de cúpula, que teve como protagonista um vampiro muito especial. A sua intensa vontade de aprender astronomia levou as nossas crianças e jovens a entrar nas profundezas do espaço.

Depois de um animado almoço-piquenique no Parque Verde do Mondego, foi altura de aprender mais sobre Portugal através do poder dos dados na exposição Pordata Viva. Divididos em grupos e com um conjunto de perguntas orientadores, os jovens puderam perceber que a estatística não tem de ser aborrecida, e que serve, por exemplo, para desmistificar alguns “bichos de sete cabeças”. Afinal, Portugal não é Lisboa e o resto é paisagem, nem este é um país de doutores e engenheiros.

A divertida jornada terminou com o regresso ao Hemispherium, para o visionamento de mais um filme, a Seleção Natural, projetado uma vez mais no teto em forma de cúpula. Num filme com contornos 3D e que recorre a maravilhosos exemplos presentes na natureza, o cientista Charles Darwin, levou os jovens numa viagem às Ilhas Galápagos, onde se inspirou para desenvolver a teoria sobre a origem das espécies.

 



Artigos Relacionados