Cumprida mais uma edição de sucesso da Feira do Livro de Arganil

• 21ª Feira do Livro Arganil

• Apresentação Novo Portal do Turismo

• 21ª Feira do Livro Arganil

Organizada pela Câmara Municipal de Arganil através da Biblioteca Municipal decorreu entre 18 e 21 de Março no Espaço Multiusos da Cerâmica Arganilense a XXI Feira do Livro de Arganil.

Pela quantidade e qualidade dos livros expostos, pelo programa de animação, mas principalmente pela popular participação, a feira do livro constituiu um acontecimento cultural que marca este concelho. Passaram pela Feira centenas de pessoas, desde crianças e jovens a adultos, pais e avós, o que vem confirmar a diversidade do programa desta XXI edição.

Em cartaz estavam diversos espetáculos dedicados aos mais novos como “Afinal o Caracol” por Cristina Paiva da Andante Associação Artística, “Mala de Histórias” por Ana Martins, sessões de dramatização pelos estudantes da ESA do “Projeto Ler e Partilhar Prazer a Dobrar”, Paulo Condessa e Miguel Babo com as suas leituras animadas, entre outros contadores. Estes momentos de animação foram vividos com grande entusiasmo por parte do público infantil, ainda assim os livros foram sempre a grande atração e sendo o preço das obras bastante acessível, foi possível que a larga maioria das crianças adquirisse um ou mais livros.

Esta Feira viria ainda a ser enriquecida com a presença de Dr. Fernando Pinto do Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura, do Dr. José António Franco, poeta e ficcionista e da atriz Cristina Paiva, que formaram mesa redonda sob o tema “Encontro Informal entre a Poesia e a Literatura”. Num ambiente informal falou-se de poesia e literatura, para um público mais adulto, essencialmente constituído por professores.

Entre as apresentações de livros na presença dos autores, como aconteceu com “Sepulcro” de Regina Santos, “O Rio de Doze Águas” de Paulo Eduardo Campos e de “Histórias com Bruxas Pouco Assustadoras”, uma coletânea de pequenas histórias escritas pelas crianças do 1º ciclo da Escola de Arganil, houve ainda espaço para alguma animação noturna. As noites da feira do livro trouxeram um espetáculo de poesia pela associação Andante e música, com o Coro Infantil da Associação Filarmónica de Arganil, que recolheu calorosos aplausos e com os Trovadores do Mont’alto a fechar a XXI Feira do Livro.

No ano em que se comemoram 900 anos do 1º Foral e 500 do Foral Manuelino, atribuídos a Arganil, destaca-se a presença da Dra. Patrícia Barros que esteve em conferência nesta Feira sob o tema “Os Forais de Arganil”.

A XXI Feira do Livro encerra com balanço positivo, quer no que respeita ao envolvimento e participação de toda a comunidade quer na compra de livros.