Desafio “Costurar Valores – Uma experiência de economia circular em Arganil”

Se quer dar uma nova vida e utilidade aos tecidos e roupa que já não usa, este é o desafio de que precisava. Chama-se “Costurar Valores – Uma experiência de economia circular em Arganil” e resulta da candidatura da Câmara Municipal de Arganil ao Fundo Ambiental, que está entre os 13 projetos aprovados para financiamento no âmbito do Aviso “Re-Educa: Educar para uma economia circular”, ao qual foram apresentadas mais de 140 candidaturas.

Com muita originalidade e criatividade à mistura este projeto pretende ensinar, demonstrar formar e mobilizar toda a comunidade local para o aproveitamento dos tecidos excedentes ou roupas em fim de vida, prevenindo o desperdício e consequentemente contribuir para a sustentabilidade ambiental. Através da criação de novas peças de vestuário ou outras aplicações úteis, o grande objetivo é o de fomentar a cultura do reaproveitamento e da reutilização.

A apresentação formal do projeto vai decorrer no dia 6 de Setembro, pelas 21h, durante a 38.ª edição da Ficabeira e Feira do Mont’Alto 2019, local no qual decorrerá, nos dias 7 e 8 de setembro, entre as 17h e as 20h, a primeira oficina de costura. As restantes oficinas decorrem nos dias 21 de setembro, 15 e 16 de outubro e 29 e 30 de outubro, no Centro de Atividades Juvenis (CAJ).

Também no Centro de Atividades Juvenis e no âmbito deste projeto está prevista a realização de uma formação pós laboral, com duração de cerca de 120 horas. Esta formação de maior duração decorre entre 9 de Setembro e 11 de Novembro, duas vezes por semana, entre as 18h00 e as 21h00 e ao sábado, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Os interessados em participar no projeto, podem a partir de agora inscrever-se através da ficha disponibilizada para o efeito clicando nas opções: Ficha de Inscrição Oficina de Costura e/ou Ficha de Inscrição Formação e após preenchida, enviar por e-mail para geral@cm-arganil.pt ou entregar em mão no no Balcão Único da Câmara Municipal de Arganil. As fichas de inscrição estarão disponíveis em papel também no Balcão Único.

O número de inscrições nas oficinas e formação é limitado a 10 formandos.

Para mais informação consulte os folhetos informativos nos links abaixo.

Ficha de Inscrição Oficina de Costura
Ficha de Inscrição Formação