Desafio Picos do Açor traz multidão a Arganil

Depois do sucesso alcançado com a primeira edição, o Desafio Picos do Açor voltou a fazer-se aos trilhos do concelho, nos dias 14 e 15 de dezembro. Com cerca de 1500 participantes de diferentes nacionalidades, a prova contou com dois atletas de Trail-Running de renome como embaixadores, que fazem diariamente da Serra do Açor o seu local de treino, Romeu Gouveia e o arganilense André Rodrigues

Com apoio do Município de Arganil, esta segunda edição do Desafio Picos do Açor contou com uma novidade a nível de provas, com a introdução da prova Açor Trail Kids, realizada no dia 14 de dezembro, e que possibilitou aos mais novos experienciar e fazer parte deste desafio.

A grande prova teve lugar no dia 15 de dezembro, com partida da Cerâmica Arganilense a ser invadida não só de atletas como de apoiantes e familiares. O dia teve início com a prova dos 32 Km, seguindo-se a caminhada de 10Km e a prova dos 18 Km, e, a terminar, a prova de 10km. De referir que a prova dos 32km faz parte do circuito nacional da ATRP e a dos 18kms conta para o campeonato distrital da ADAC.

Alguns quilómetros, lama, chuva e pequenas quedas depois, os participantes exaustos mas satisfeitos destacaram a qualidade e dureza dos percursos, evidenciando a excelente organização de toda a prova, quer pela boa sinalização dos percursos, quer pela quantidade e localização dos postos de abastecimento. Muitas vezes referida foi também a beleza da paisagem e envolvência da Serra do Açor, bem como a comodidade oferecida antes, durante e após a prova.

Razões estas que, aliadas ao esforço, ao empenho e dedicação da organização, patrocinadores e demais apoiantes, conduzem o Desafio Picos do Açor para o topo dos eventos de Trail-Running a nível nacional, permitindo de antemão o convite para integrar o novo circuito ATRP Pro League, como prova eleita para evento “master”, o que significa que vale pontos a dobrar.

Luis Paulo Costa, Presidente da Câmara de Arganil, após o sucesso confirmado de mais uma edição, congratulou-se por “Arganil voltar a estar na ribalta do trail-running e na rota dos grandes eventos desta modalidade que tanto tem crescido no nosso concelho”. Após um fim-de-sema em que “todos os caminhos vieram dar a Arganil”, o autarca destaca “o potencial de crescimento da prova Desafio Picos do Açor”, assegurando que o objetivo passa por trazer ainda mais atletas e mais pessoas ao concelho no próximo ano.

Luís Almeida, vereador do Desporto da autarquia, que acompanhou de perto o evento, enaltece todo o envolvimento criado à volta da prova e a feliz junção de vontades, da qual resultou mais um desafio superado. “Esta é uma prova feita por atletas e para atletas, pensada ao mais ínfimo pormenor, permitindo que a Serra do Açor se torne num palco de excelência para a prática da modalidade”.

Após todo o sucesso desta segunda edição, estão reunidas todas as condições para que em 2020 Arganil e a Serra do Açor, à semelhança do que acontece com o Rally de Portugal, passe a ser considerada a capital do Trail-Running, com o Desafio Picos do Açor.