Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

• Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (4)

• Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (3)

• Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (2)

• Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (1)

• Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (7)

• Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (6)

• Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (5)

• Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (1)

• Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (3)

• All-focus

• Cartaz _ Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

O Município de Arganil no âmbito do projeto “Arganil + Migração” cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração organizou um evento comemorativo do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Arganil. Este evento, decorreu no dia 21 de maio de 2019, na Escola Básica Prof. Mendes Ferrão, em Côja, contando com a cerca de 230 participantes.

Integrou todos os alunos da Escola Básica n.º 1 de Pomares e de Côja, alunos da Escola Básica 2,3 Prof. Mendes Ferrão, bem como alunos que se encontram em ensino doméstico, nas freguesias de Benfeita e Pomares, que desejaram colaborar nesta ação comemorativa da interculturalidade.

Puderam experimentar diversas atividades, como uma visita guiada à Escola Básica Prof. Mendes Ferrão, visita assegurada pelos próprios alunos da escola, participar em atividades lúdico-desportivas, elaborar conjuntamente um ‘Retrato de Família’ e, ainda, receber a atuação do Grupo de Teatro Experimental de Poiares, que apresentou a peça ‘A Viagem da Princesa’.

Aos alunos e encarregados de educação presentes no evento, foi distribuído o “Guia de Acolhimento à Escola”, um documento informativo elaborado pelos próprios alunos, nas línguas portuguesa e inglesa.

Ao terminar as atividades, foi distribuído a todos os participantes um simpático lanche.

Este evento, que decorreu ao longo do dia, contou com a presença do Vereador do Pelouro da Educação, Eng.º Luís Almeida e da Diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, Prof.ª Anabela Soares.

A comemoração deste dia junto dos alunos revelou-se de especial importância para promover os valores de respeito e de cooperação entre pares e sensibilizá-los para a relevância da valorização e do respeito pela diversidade cultural e todas as suas diferentes formas de expressão (arte, música, idiomas, estilos de vida). A mensagem trabalhada com os alunos passou, assim, para que estes percebam que podem desempenhar um papel cooperante e proactivo no acolhimento e na integração de estudantes estrangeiros que residem ou venham a residir para o concelho de Arganil, no meio escolar, dar a conhecer as respostas educativas junto da comunidade imigrante, nomeadamente, nacionais de países terceiros.