Dia Mundial do Ambiente (5 Junho) – Reciclagem de Óleos Alimentares Usados

Integrado nas comemorações do dia Mundial do Ambiente (5 Junho), no Projecto Arganil Concelho Mais Limpo e na Agenda 21 Local, o Município de Arganil delineou uma acção de sensibilização no âmbito da Reciclagem de Óleos Alimentares Usados.

Os Óleos Alimentares Usados resultam essencialmente da utilização de óleos de origem vegetal (azeite, óleo de girassol, óleo de soja e outros). Além de provocarem entupimentos, obstruções e cheiros desagradáveis quando despejados nos lava-loiças, provocam problemas graves no funcionamento das ETAR`s.
Um litro de óleo alimentar contamina cerca de 1 milhão de litros de água !! O equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos!!

Com o objectivo de dar um encaminhamento adequado aos óleos alimentares usados, prevenindo a sua descarga no colector municipal e contribuindo para uma melhor qualidade ambiental do Concelho, o Município de Arganil vai celebrar novo protocolo com uma empresa que se compromete a recolher e valorizar este resíduo.
Esta acção de reciclagem de óleos alimentares usados e a distribuição à população escolar de panfleto informativo sobre o tema, pretendeu sensibilizar os cidadãos para esta problemática, contribuindo assim para um melhor ambiente.
Esta acção realizou-se nos dias14 e 15 de Junho, nas Escola EB1 de Coja, Sarzedo e S. Martinho da Cortiça.

{gallery}noticias/2011/julho/diaMundialAmbiente/{/gallery}