Dia Mundial Turismo (5)

Dia Mundial do Turismo comemorado em Piódão

O Dia Mundial do Turismo comemorou-se em Arganil naquele que é o seu ex-libris turístico, a aldeia de Piódão. No programa das comemorações deste dia, celebrado todos os anos a 27 de setembro, estava um passeio por esta aldeia da rede de Aldeias Históricas de Portugal, ao qual se deu o nome: “No caminho da Neutralidade Carbónica”.

Orientado pelas técnicas da Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, Doutora Pilar Reis (arqueóloga) e Eng. Fátima Bispo, este passeio incidiu especialmente sobre a sustentabilidade e eficiência da aldeia de Piódão e de como este destino a par de todos os outros da rede, é uma alternativa sustentável e especialmente apelativa para quem procura um turismo não massificado, pleno de natureza em estado puro, História, cultura, gastronomia e lazer. A temática abordada surge no seguimento do compromisso desta rede de 12 aldeias com a sustentabilidade e desígnio de se tornar o primeiro destino turístico carbono neutro, de Portugal. O seu principal desafio a compatibilização das mudanças associadas à descarbonização com a manutenção da identidade patrimonial e as particularidades de cada aldeia que a compõe.

Após observar alguns espaços com ações previstas no âmbito do projeto “No caminho da Neutralidade Carbónica”, houve ainda espaço para conhecer um pouco mais da aldeia, através do Núcleo Museológico, espaço dedicado à história do Piódão, que preserva a memória de um povo que resistiu às mais difíceis provações impostas pela dureza da serra, que ultrapassou os limites do isolamento e se tornou hoje numa das aldeias mais visitadas de Portugal.

Dia Mundial Turismo (1)

Dia Mundial Turismo (2)

Dia Mundial Turismo (3)

Dia Mundial Turismo (4)

Dia Mundial Turismo (5)

Dia Mundial Turismo (6)

Dia Mundial Turismo (7)

Dia Mundial Turismo (8)

Dia Mundial Turismo (9)