Piano Piódão 8 (3)

“O Piano” regressou a Piódão para um concerto comemorativo dos 50 anos da curta-metragem de Sinde Filipe

O Piano regressou a Piódão, cinquenta anos depois de Sinde Filipe o levar para lá pela primeira vez, com a curta-metragem que rodou na aldeia e que haveria de a mudar para sempre. O filme “O Piano”, com argumento e realização assinadas pelo próprio, foi um dos primeiros e mais significativos contributos na divulgação e promoção desta joia da Serra do Açor.

Gravado inteiramente em Piódão, coube a três habitantes da aldeia interpretar os principais papéis, secundados pela participação de toda a população e teve honras de estreia na RTP, em 1975.

Cinquenta anos depois da rodagem e, perante uma aldeia completamente diferente daquela que esta curta-metragem encontrou na década de 70, o Piano regressou. Não o mesmo, pois esse fora destruído, não numa carroça, mas em palco, para um concerto comemorativo na Igreja Matriz de Piódão, que celebrou a música, a história e sobretudo o povo da aldeia.

A João Paulo Esteves da Silva coube assumir este novo Piano e presentear-nos com a sua música e mestria. O público, que acolheu entre outros, alguns dos então atores da película, deixou-se encantar por toda a ambiência que a dada altura foi acompanhada de trechos do próprio filme, numa bonita e nostálgica homenagem.

O concerto comemorativo ao qual se deu o nome de “Piano@Piódão” foi uma iniciativa da Câmara Municipal de Arganil, que não podia deixar de assinalar tão importante data, em parceria com a Junta de Freguesia e Comissão de Melhoramentos de Piódão, que reconhecem igualmente a importância que esta película teve no desenvolvimento e progresso da própria aldeia.

Paula Dinis, Vice-Presidente e responsável pelos pelouros do Turismo e Cultura, fez-se presente e satisfeita com tão aprazível momento cultural, ladeando-se não só de Sinde Filipe, como ainda do Presidente da Junta de Freguesia de Piódão, José Lopes, do Presidente da sua Comissão de Melhoramentos, António Pereira Lopes, e do músico Laurent Filipe.

Piano Piódão 1

Piano Piódão 2