Eliminados 430 ninhos de vespa asiática em 2023

• Vespa Asiática2
  • Vespa Asiática

Em 2023, foram desativados 430 ninhos de vespa asiática no concelho de Arganil. Os esforços do Município de Arganil e das Equipas de Intervenção Permanente (EIP) dos corpos de bombeiros do concelho têm sido determinante para o controlo desta espécie exótica invasora.

O programa de controlo da vespa asiática do Município de Arganil está em marcha desde 2016, ano em que foi detetado o primeiro caso no território. Desde então, foram eliminados 1727 ninhos de vespa asiática, e o Município de Arganil investiu mais de 100 mil euros, sendo 10 mil euros desse total referente a 2023.

“Temos vindo a trabalhar de forma contínua e empenhada para erradicar este problema que afeta todo o território”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Arganil. “É uma praga que precisa de ser combatida, e a solução passa por intensificar os trabalhos e eliminar o máximo de ninhos possível anualmente”, aponta Luís Paulo Costa, salientando a importância da “colaboração dos munícipes na identificação dos ninhos para uma atuação pronta e eficaz”.

Estes insetos devoradores de abelhas representam um risco para a apicultura, produção agrícola, ambiente e também para o bem-estar e a segurança dos cidadãos. Com o objetivo de prevenir a sua proliferação, o Município de Arganil continua a monitorizar atentamente e acompanhar a expansão desta espécie invasora, procedendo à deteção imediata em novas zonas.

A autarquia solicita que a sinalização dos ninhos de vespa asiática seja comunicada para o gabinete técnico florestal: 235 200 177 / gtf@cm-arganil.pt ou diretamente no Portal www.stopvespa.pt .