Esclarecimento: Praga de ratos no concelho não representa uma ameaça à saúde pública

O Município de Arganil, em permanente contacto e articulação com a Administração Regional de Saúde do Centro, através do Delegado de Saúde Coordenador do ACES Pinhal Interior Norte, Dr. Queimadela Baptista, tem-se mantido atento à proliferação de ratos registada no concelho de Arganil.

Tendo em vista a proteção da saúde pública e o bem-estar dos munícipes, estão a ser tomadas medidas, no sentido de se responder de forma pronta e conveniente às situações reportadas, nomeadamente através do reforço do sistema de recolha de lixo e da desratização na rede de saneamento de águas residuais no concelho.

A proliferação de ratos registada nas zonas afetadas pelos incêndios de outubro de 2017 não representa, contudo, uma situação alarmante para a população, garante a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Os serviços de Saúde Pública da ARSC dão conta de que não foram reportados casos de doença transmitida por roedores nem houve, até ao momento, recurso aos serviços de saúde motivados por situações relacionados com o aumento destes animais, não se constituindo, atualmente, um problema de saúde.

O Município de Arganil vai manter-se particularmente alerta para esta situação, de forma a garantir as condições de higiene e saúde pública no concelho, disponibilizando-se para apoiar os munícipes no esclarecimento de quaisquer dúvidas, através do email geral@cm-arganil.pt ou do seguinte contacto: 235200150.