Arganil eleita “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo segundo ano consecutivo

A Câmara Municipal de Arganil foi distinguida, pelo segundo ano consecutivo, como uma das Autarquias + Familiarmente Responsáveis do país, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

Esta distinção vem reconhecer a capacidade interventiva e o contínuo empenho da autarquia de Arganil em fomentar não só a continuidade das práticas de apoio à família, como estimular a adoção de novas medidas.

A Bandeira Verde, entregue pelo Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Manuel Machado, foi recebida pelo Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, numa cerimónia que decorreu esta quarta-feira, dia 21 de novembro, em Coimbra, e que contou também com a presença do Vereador da Ação Social, Luís Almeida.

Arganil volta, assim, a destacar-se pela implementação de políticas amigas das famílias, nomeadamente no apoio prestado à maternidade e paternidade, às famílias com necessidades especiais, na adoção de medidas que visam a conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação e formação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempos livres e participação social.

Trata-se de uma distinção que o Município de Arganil só poderia receber com especial entusiasmo e satisfação, pelo que representa na qualidade de vidas das famílias mais vulneráveis do concelho. O compromisso passa por consolidar o estatuto de autarquia familiarmente responsável e amiga das famílias, com base no princípio da equidade, da discriminação positiva e da solidariedade social, tendo sempre como prioridade promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos os arganilenses.