Escola Municipal de Natação premiada com Certificação de Qualidade Nível Ouro

• Certificação de Qualidade Nível Ouro 19 (1)

• Certificação de Qualidade Nível Ouro 19 (2)

• Certificação de Qualidade Nível Ouro 19 (3)

A Escola Municipal de Natação de Arganil foi contemplada com a Certificação de Qualidade Nível Ouro da Federação Portuguesa de Natação, no dia 22 de novembro, numa cerimónia que teve lugar na Piscina Municipal, nas instalações da antiga Cerâmica Arganilense.

Presentes neste momento particularmente marcante na ainda recente história da Escola de Natação estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, o Vereador do Desporto, Luís Almeida, e o Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), Alexsander Esteves, bem como a equipa técnica, colaboradores da Piscina e alguns alunos da Escola Municipal de Natação.

Esta foi a primeira vez que a Escola de Natação Municipal de Arganil atingiu a certificação de Qualidade Selo de Ouro, sendo que esta é a terceira época consecutiva que integra o processo. Conseguiu, de forma gradual, passar do Bronze para a Prata e, finalmente, subir da Prata para o tão desejado Ouro, o que evidencia uma procura continua na melhoria.

Felicitando e reconhecendo o notável trabalho desenvolvido pela equipa técnica da escola municipal, Luís Paulo Costa não escondeu o orgulho sentido pelo reconhecimento da Federação Portuguesa de Natação. “Esta distinção é o reflexo do desempenho e do empenho de professores, alunos e demais colaboradores das piscinas municipais, sendo apenas possível graças à qualidade do trabalho desenvolvido diariamente”. Fazendo referência à “forma excecional como os atletas arganilenses fizeram a passagem para o nível competitivo”, o presidente da autarquia enalteceu “as competências aquáticas dos alunos, a contínua participação em eventos federados e não federados, a formação contínua e a partilha de boas práticas reconhecidas pela FPN”.

De regresso a Arganil, o vice-Presidente da FPN felicitou a autarquia pela qualidade do trabalho desenvolvido pela Escola Municipal de Natação, manifestando grande satisfação por verificar a evolução qualitativa registada, uma vez que tinha estado em Arganil para a entrega do nível Bronze e, passados dois anos, voltou para entregar o nível Ouro.

Este galardão é o reconhecimento daquela que tem sido uma aposta clara do Município de Arganil em oferecer um serviço de qualidade na Piscina Municipal. O processo de melhoria, que permite atingir um nível de qualidade excelente, é um processo dinâmico, que obriga a rever, reformular, desenvolver, adaptar e melhorar os processos pedagógicos, didácticos e de gestão; um processo que abrange os cerca de 500 alunos nos diversos níveis de aprendizagem da natação (Bebés, AMA1, AMA2, Pré-Aperfeiçoamento, Aperfeiçoamento1 e 2, Competição, Natação Adultos, Natação adaptada), Hidroginástica, Hidroginástica Sénior e AquaGym.

O profissionalismo e compromisso de professores e atletas permitiu que a escola de natação de Arganil atingisse marcos assinaláveis ao longo dos últimos anos, fazendo com que se assuma, hoje, como uma referência nacional. Foi a primeira Escola de Natação do país a ter um Festival de Natação certificado pela FPN; acolheu diversas formações que contaram com técnicos de natação de vários pontos do país; organizou e promoveu os seus próprios Torneios/Festivais de Natação certificados pela FPN; acolheu e colaborou na organização de finais distritais de natação do Desporto Escolar; acolheu e co-organizou na época passada o Encontro Nacional de Infantis, que trouxe a Arganil os melhores nadadores do país neste escalão.

Destaque, ainda, para a equipa de competição, que alcançou em duas épocas consecutivas o segundo lugar por equipas no Circuito Municipal de Escolas de Natação, tendo sido vários os nadadores a serem galardoados individualmente na categoria nadador do ano. Sem esquecer as parcerias e protocolos estabelecidos com várias entidades locais e dos concelhos envolventes e atletas federados, contribuindo para a dinâmica desta infraestrutura desportiva, como forma de educação, promoção de saúde, qualidade de vida, competição federada.