Executivo camarário percorre freguesia da Benfeita em nova jornada de trabalho

O executivo de Luís Paulo Costa contou com um forte envolvimento dos autarcas e representantes das comissões de melhoramentos da freguesia da Benfeita para cumprir nova jornada de trabalho, na passada sexta-feira, no âmbito do ciclo de presidências participativas, em marcha por todo o concelho de Arganil desde janeiro deste ano.

A estender-se pelo dia todo, o périplo por aquela freguesia do Alto Concelho incluiu a passagem pela generalidade do território, com paragem alargada nas localidades de Dreia, Luadas, Pai das Donas, Sardal, Chão do Valado, Monte Frio, Pardieiros e Benfeita.

A comitiva camarária, conduzida pelos presidente e secretário da junta de freguesia, José Pinheiro e Alfredo Martins, respetivamente, avaliou as intervenções em curso e obras já concretizadas, quer através de empreitadas lançadas pela autarquia, quer através de contratos programa celebrados com a junta de freguesia.

Do roteiro pelas obras realizadas fizeram parte os muros de suporte à EM 518, contruídos no sítio da Baralha e junto ao acesso à Fraga da Pena. Estes melhoramentos permitiram reforçar as condições de segurança e de circulação daquela via, que está agora a beneficiar de novo tapete betuminoso. Prevista para breve, anunciou Luís Paulo Costa, está a execução de novos muros de estabilização naquela estrada de acesso à Benfeita, muito penalizada pelo incêndio de outubro de 2017.

Numa simbólica mas significativa ação de valorização do trabalho concretizado, os executivos da câmara e da junta de freguesia inauguraram a reabilitação do troço Benfeita-Luadas-Esculca e a ligação Sardal-Nossa Senhora da Necessidades. Ambas as intervenções foram comparticipadas pelo Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE), destinado a recuperar as zonas afetadas pelas chamas.

Tendo sido uma das freguesias mais fustigadas pelos incêndios de 2017, Luís Paulo Costa sublinha o assinalável trabalho de recuperação feito ao longo dos últimos três anos. “Temos hoje uma freguesia praticamente renovada, coesa, com estradas, infraestruturas e edifícios parcial ou totalmente recuperados, fruto do esforço da Câmara Municipal de Arganil no aproveitamento das verbas comunitárias e do trabalho desenvolvido em estreita colaboração com a junta e coletividades da freguesia”.

Estiveram, ainda, sob o olhar atento do presidente da Câmara a pavimentação em curso da ligação entre o cruzamento de Portelinha (M518/N344) e a Benfeita, incluída numa empreitada de 400 mil euros; os trabalhos de execução de um muro de suporte em Pai das Donas; o Miradouro Varanda do Açor, nas Luadas; o alcatroamento já concretizado no Chão do Valado e os muros de contenção nos Pardieiros, junto à Capela da Nossa Senhora da Saúde, e nas imediações do cemitério da Benfeita.

No âmbito do abastecimento de água, mereceu destaque o investimento superior a 400 mil euros, comparticipado pelo POSEUR, que considerou a execução de conduta adutora no percurso Cerdeira – Deflores – Dreia – Benfeita e a respetiva interligação aos reservatórios de Deflores e Dreia e ao novo reservatório de Benfeita.

Cumprindo o propósito de proximidade e de convite à participação da iniciativa, o executivo camarário escutou e tomou nota dos anseios e reivindicações da população, tendo em vista o planeamento de novos melhoramentos e projetos para o território. Na Dreia, foi sinalizado a necessidade de renovação da conduta de abastecimento aos fontanários e de reabilitação dos acessos às propriedades agrícolas.

Já com a luz solar a escassear mas o dever a falar mais alto, a comitiva camarária visitou, por fim, as obras que decorrem na Quinta Dr. Urbano, propriedade da Câmara Municipal, que preveem a reposição das condições de funcionalidade, preservando as características originais do edifício. A intervenção em curso reflete um investimento de aproximadamente 700 mil euros, comparticipado também pelo FSUE, em resultado da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Arganil.

Nova sessão das Presidências Participativas será anunciada em breve, dando seguimento às jornadas de trabalho já realizadas nas freguesias de Piódão, Pomares, Celavisa, Sarzedo e nas Uniões de Freguesias de Cepos e Teixeira e S. Martinho da Cortiça.