Executivo camarário promoveu jornada de trabalho em Cerdeira e Moura da Serra

O executivo da Câmara Municipal de Arganil percorreu a União das Freguesias de Cerdeira e Moura da Serra, no início do mês de dezembro, cumprindo nova jornada de trabalho descentralizada e próxima das pessoas.

Esta é a primeira de 14 presidências participativas que a Câmara Municipal pretende levar a cabo ao longo do presente mandato, depois do sucesso e do bom acolhimento que teve a primeira edição desta iniciativa, concretizada nos últimos quatro anos.

Luís Paulo Costa, presidente da autarquia, e a sua equipa contaram com a presença e um forte envolvimento de residentes e representantes das comissões de melhoramentos da União de Freguesias ao longo do périplo pelo território. Juntos, avaliaram obras recentemente concluídas, sinalizaram problemas e apontaram soluções, ouvindo os anseios e preocupações da população.

O primeiro ponto da agenda considerou as inaugurações do parque infantil, na Portela da Cerdeira, e dos lavadouros recentemente reabilitados na Cerdeira. Estas obras, cujo investimento ascende aos 27.500 euros, resultaram de dois contratos-programa celebrados entre a União de Freguesias e o Município de Arganil.

Ainda na Cerdeira, esteve sob a atenção da comitiva o Bairro de Santo António e a estrada que liga a Portela da Cerdeira a Vinhó, com o intuito de se avaliar a possibilidade de pavimentação e reabilitação. Fez parte do roteiro, ainda, a visita à intervenção realizada nas Gaeiras, na EN 344, que contemplou a construção de um muro em pedra para suporte de terras e o alargamento da curva, melhorando significativa a segurança rodoviária.

Nas aldeias de Relva Velha, Mourísia e Valado, foram identificados muros e arruamentos a necessitar de intervenção. Já em Moura da Serra, foram apontados como situações prioritárias pela população a instalação de um abrigo de paragem de autocarro e intervenções pontuais no espaço público.

Da agenda da jornada de trabalho constou, ainda, a visita à aldeia de Parrozelos, onde foi avaliada a possibilidade de criação de lugares de estacionamento no largo existente no interior da localidade e sinalizada a necessidade de pavimentação da estrada de acesso à aldeia. A cobertura deficitária de rede móvel e fibra ótica foi outra das preocupações escutadas pelo executivo camarário em Parrozelos, mas também nas localidades de Relva Velha, Mourísia e Casarias.

Atento aos apelos das pessoas, o presidente da Câmara revelou-se sensibilizado para um problema “que se arrasta há demasiado tempo” e que tem merecido fortes protestos e reivindicações dirigidos ao Governo e à ANACOM. “O verdadeiro desenvolvimento económico e a fixação de pessoas apenas são possíveis se problemas tão rudimentares como este forem resolvidos definitivamente”, apontou Luís Paulo Costa, garantindo que a autarquia vai continuar a bater-se por uma solução efetiva e a curto prazo.

O ciclo de Presidências Participativas será retomada em 2023 pelo Município de Arganil, numa clara aposta na governação de proximidade e de convite à participação da população.