Exposição de fotografia da 1.ª Edição do Programa Exploradores “Exploradores@PPSerraAçor”

Exposição de trabalhos realizados no âmbito da 1.ª Edição do Programa Exploradores “Exploradores@PPSerraAçor”. Este Programa de educação e sensibilização ambiental direcionado para a comunidade escolar e para a população do Concelho de Arganil decorreu em 2018 e tem como principais objetivos promover a participação ativa dos alunos e da comunidade em geral na valorização do território, consciencializar para a preservação e valorização sustentável dos recursos naturais e ambientais do concelho e fomentar o gosto pela nossa terra e pelas suas gentes.

A 1ª Edição do Programa Exploradores “Exploradores@PPSerraAçor “, promovido pela Câmara Municipal de Arganil, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Arganil (AEA), a Junta de Freguesia da Benfeita, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), consistiu na realização de uma Semana de campo com 5 alunos do 10.º e 11.º anos da Escola Secundária de Arganil, na freguesia da Benfeita e na área de Paisagem Protegida da Serra do Açor.

Esta exposição inclui pósteres e fotografias captadas durante a aventura dos jovens exploradores durante essa Semana de Campo. A exposição revela a riqueza, a diversidade e a beleza das paisagens da Serra do Açor e é resultado das diversas atividades desenvolvidas pelos alunos na semana de campo, nomeadamente, recuperação das áreas ardidas pelo incêndio de outubro de 2017, controlo de espécies invasoras, visitas guiadas, aprendizagem de construção de casinhas de xisto e colheres de pau e, ainda, fotografia noturna e cinema ao ar livre. A Semana encerrou com os jovens exploradores a atreverem-se pelo estimulante mundo laboratorial, na Escola Superior Agrária, em Coimbra. Depois de recolhidas amostras de solo e de água, no Bosque existente nas imediações daquela escola, os alunos vestiram a bata branca e calçaram as luvas para descobrir o que compõe os elementos básicos da natureza.

O Município de Arganil pretende dar continuidade a este projeto com a realização da 2.ª Edição do Programa Exploradores já em 2019.

A exposição estará patente no Átrio de Exposições Guilherme Filipe da Câmara Municipal de Arganil até ao dia 31 de janeiro de 2019.