Exposição de Pintura "Curiosidades" de José Cosme

Vai estar patente ao público, de 9 a 31 de Agosto, na Sala de Exposições Temporárias Guilherme Filipe, a exposição “Curiosidades” de José Cosme. A mostra conta com aguarelas que retratam monumentos e paisagens da região, trabalhos em pastel, pinturas a óleo, bem como alguns trabalhos que demonstram a paixão do artista pelo modelismo naval. As peças podem ser visitadas de segunda a domingo, das 9h00 às 17h30. José Cosme nasceu em Lisboa, na freguesia de Santa Engrácia, mas é na freguesia de Pomares que autor tem as suas raízes. A mãe natural de Corgas, era dona de casa e, o pai, natural de Torrão, trabalhou nos caminhos-de-ferro. Prestes a completar 90 anos, o que acontece já no próximo dia 6 de Agosto, José Cosme é criador de inúmeras obras, das quais não tem conta. Autodidacta, meticuloso, dotado para as “habilidades” são algumas das características de José Antunes Cosme, que utiliza como arma de combate a arte para fugir dos momentos do dia-a-dia. Não teve formação na área da pintura, mas possui o antigo Curso Industrial, tirado na Escola Industrial Afonso Domingues, em Lisboa. Seguiu-se a tropa e logo depois um trabalho como empregado de escritório, tendo começado a trabalhar como desenhador mais tarde. Foi precisamente como desenhador projectista que o seu percurso profissional terminou, numa das maiores empresas de metalurgia portuguesa. De uns anos a esta parte, a sua casa é o Lar da Santa Casa da Misericórdia de Arganil e lá contém um reduto recheado de obras de arte, que fazem o mais comum dos mortais viajar no tempo por espaços meticulosamente concebidos, coloridos e criados pela mão habilidosa de um mestre na arte de retratar.