Fase Distrital do Concurso de Leitura, na Cerâmica Arganilense

Conforme anunciado decorreu no dia 6 de Maio, na Antiga Cerâmica, a Prova Distrital da 8ª edição do Concurso Nacional de Leitura que a Câmara Municipal de Arganil através da sua Biblioteca Municipal organizou, a convite da Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.

A prova reuniu 116 jovens do 3º ciclo e Secundário, alunos de 31 Escolas do Distrito de Coimbra.

Às 15h00 Alunos e Professores começaram a chegar e após uma breve cerimónia de abertura que contou com as intervenções do Senhor Presidente da Câmara, Eng. Ricardo Pereira Alves, da Presidente do Júri que presidiu ao concurso, Dra. Teresa Calçada; da Dra. Ana Maria Cabral que representava a Rede de Bibliotecas Escolares; da Dra. Anabela Soares, Diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil e da Dra. Maria João Guerreiro que representava a DGLAB, os concorrentes dirigiram-se para as salas onde fizeram a prova escrita do Concurso.

Entretanto no Auditório Professores e Convidados assistiam a uma belíssima sessão de contos pelos contadores Dolores Tavares e Jorge Serafim.

Acabadas as provas escritas e servido o lanche a todos os presentes, teve inicio a prova oral para os 10 finalistas (5 do 3º ciclo e 5 do secundário) que obtiveram as melhores pontuações na prova escrita.

Após a prova oral constituída pela leitura expressiva de um excerto de um dos livros selecionados para o concurso foram apurados os vencedores:

Do 3º Ciclo:

1º – Beatriz Anselmo da Escola Básica nº 2 de Oliveira do Hospital 2º – Laura Porto Mariz da Escola Básica Martins de Freitas – Coimbra 3º – Ana Beatriz Moutinho da Escola Marquês de Marialva – Cantanhede

Do Secundário foram vencedores:

1º – Beatriz Pimentel Pereira da Escola Secundária de Arganil 2º – Ana Margarida Gaspar Sobral Simões da Escola Secundária de Cantanhede 3º – Ana Catarina Pastilha da Escola B e S da Quinta das Flores – Coimbra

Os alunos que ficaram em 1º lugar vão representar as suas Escolas e os seus Concelhos na final do Concurso Nacional de Leitura que se realizará em Junho nos estúdios da RTP.

Os prémios foram entregues aos vencedores pelo senhor Presidente da Câmara e Senhora Vereadora da Cultura e foram constituídos por Livros e uma Pen, para além de lembranças da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura. Os nossos Parabéns às Vencedoras.