FEIRAS DAS FREGUESIAS – IX MOSTRA GASTRONÓMICA Dias 06, 07 e 08 de Junho de 2014

A Câmara Municipal de Arganil aposta mais uma vez na promoção da tradição gastronómica do concelho e promove, em parceria com a Casa da Comarca de Arganil, a IX Mostra Gastronómica integrada no certame Feira das Freguesias, nos próximos dias 6, 7 e 8 de junho de 2014.

A 9ª edição deste já caraterístico e tradicional evento decorrerá, à semelhança de anteriores edições, na Praça Simões Dias, Fonte Amandos e ruas adjacentes, locais emblemáticos da Vila de Arganil.

Como não poderia deixar de ser, estarão representadas neste certame todas as Juntas e Uniões de Freguesias do Concelho, distribuídas por tasquinhas regionais, responsáveis por dar a conhecer e a provar as tradições e sabores típicos do património gastronómico local.

À afamada gastronomia do concelho juntar-se-á a boa música tradicional e riqueza etnográfica, com a atuação de 20 grupos concelhios, num acontecimento que é acima de tudo um espaço e tempo de convívio e, simultaneamente, fator de desenvolvimento do potencial económico da região.

Para além do habitual cardápio gastronómico típico e calorosa animação, este certame integrará ainda o Concurso Gastronómico Feira das Freguesias 2014, que à semelhança dos anos anteriores, premiará o melhor Prato Principal Tradicional e melhor Sobremesa Tradicional nas categorias de Coletividade e Restaurante. Este concurso, iniciativa promovida pelo Município de Arganil, destina-se a todas as Tasquinhas participantes e realizar-se-á no dia 7 de junho, com o objetivo principal de contribuição para a divulgação do património gastronómico e cultural, bem como, para a preservação de iguarias de raiz secular do receituário concelhio.

Perante um júri composto por um representante da ARESP – Associação da Restauração e Similares de Portugal; da Confraria do Bucho de Arganil; do Instituto do Emprego e Formação Profissional – Centro de Emprego e Formação Profissional de Arganil e da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, estarão a concurso as iguarias típicas de cada uma das freguesias participantes e do qual serão divulgados, no dia 8 de junho, pelas 18h30, os vencedores do melhor Prato Principal e melhor Sobremesa tradicionais.

Em ano de comemoração de aniversário dos 900 anos do primeiro Foral atribuído a Arganil e do Foral Manuelino concedido a esta vila, não descurando o facto de que no dia 8 de junho de 2014 serão cumpridos exatamente 500 anos sobre esta concessão manuelina, realizar-se-á durante o certame uma recriação deste momento histórico para a Vila de Arganil, através da Companhia de Teatro Viv’Arte.

A Câmara Municipal de Arganil convida-o a visitar a Feira das Freguesias 2014 – IX Mostra Gastronómica e a deixar imergir todos os sentidos, nesta que é já uma conceituada Feira dos sabores tradicionais da Beira Serra, da música tradicional e folclórica, dos aromas que a Serra emana e do convívio e fraternidade únicos, que só o interior sabe proporcionar.

PROGRAMA

6, 7 e 8 de junho 2014

Dia 6 de Junho de 2014 (sexta-feira)

19h00 – Inauguração e Abertura da Feira das Freguesias – IX Mostra Gastronómica com a participação de AFADIXIE

21h00 – Rancho Folclórico Rosas de Coja  (Praça Simões Dias)

21h30 – Rancho Infantil e Juvenil de Coja  Coja-a-Animar (Fonte Amandos)

22h00 – Associação Filarmónica Progresso Pátria Nova de Coja  (Praça Simões Dias)

22h30 – Tuna Cantares de Coja  (Fonte Amandos) 23h00 – Grupo Folclórico da Região de Arganil (Praça Simões Dias)

01h00 – Fecho da Feira

Dia 7 de junho de 2014 (sábado)    

10h00 – Abertura da Feira das Freguesias – IX Mostra Gastronómica

17h30 – Rancho Folclórico “Os malmequeres da Cerdeira” (Praça Simões Dias)

18h30 – Rancho Folclórico Serra do Ceira (Fonte Amandos)

19h00 – Associação Filarmónica Flor do Alva (Praça Simões Dias)

21h00 – Rancho Folclórico Casal S. João (Fonte Amandos)

21h30 – Associação Filarmónica Arganilense (Praça Simões Dias)

22h30 – Rancho Infantil e Juvenil “Os Columbinos” (Fonte Amandos)

23h00 – Tuna Popular de Arganil (Praça Simões Dias)

01h00 – Fecho da Feira

Dia 8 de Junho de 2014 (domingo)  

10h00 – Abertura da Feira das Freguesias – IX Mostra Gastronómica

14h30 – Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva (Fonte Amandos)

15h00 – Rancho Folclórico Ribeira de Celavisa (Praça Simões Dias)

15h30 – Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo (Fonte Amandos)

16h00 – Recriação Histórica Foral Manuelino – VIVARTE (Praça Simões Dias)

17h30 – Associação Filarmónica União Recreativa Musical Pomarense  (Praça Simões Dias)

18h30 – Divulgação e entrega prémios aos vencedores do “Concurso Gastronómico Feira das Freguesias 2014”

19h00 – Grupo de Concertinas Sons e Suadelas (Pç. Simões Dias, Fonte Amandos e ruas adjacentes)

21h00 – Rancho Folclórico Juvenil da Casa do Povo de Arganil (Fonte Amandos)

21h30 – Tuna de S. Martinho da Cortiça (Praça Simões Dias)22h00 – Associação Filarmónica Barrilense (Fonte Amandos) 00h00 – Fecho da Feira