Feriado Municipal de Arganil assinalado com sessão solene nos Paços do Concelho

O Feriado Municipal de Arganil foi celebrado, no dia 7 de setembro, com a pompa e a solenidade que lhe é exigido. A Sessão Solene Comemorativa, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arganil, pelas 12 horas, foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, contando com a honrosa presença do Professor Arlindo Cunha, do Presidente da Assembleia Municipal de Arganil, Ricardo Pereira Alves, do Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM), Jorge Brito, e do Presidente da Junta de Freguesia de Arganil, João Travassos.

Numa data de grande e profundo significado para o concelho, Luís Paulo Costa começou por lamentar que, decorridos praticamente 11 meses desde a tragédia de 15 de outubro, nenhum Ministro do actual Governo teve tempo para visitar o concelho de Arganil, destacando, no entanto, a presença de “alguém que está num patamar muito superior, o Professor Arlindo Cunha”: atual Presidente da Comissão Vitivinícola do Dão, antigo Secretário de Estado, antigo Ministro nos Governos de Cavaco Silva e Durão Barroso, ex-Deputado ao Parlamento Europeu e antigo Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Dirigiu-se, de seguida, aos arganilenses, que, com a resiliência e a perseverança, com a sua determinação e ambição, se assumem como uma “inspiração” no exercício da suas funções. “Este dia deve e tem de ser visto, em primeira análise, como um dia de reconhecimento e de gratidão, numa superior manifestação de justiça para com as nossas empresas, as nossas instituições e as nossas associações; para com todos os arganilenses”, frisou Luís Paulo Costa, enaltecendo o papel determinante que os seus concidadãos assumem na promoção e desenvolvimento sustentável de Arganil.

Ricardo Pereira Alves, Presidente da Assembleia Municipal de Arganil, juntou-se ao tom de afirmação e valorização dos arganilenses. “Há pouco mais de um ano, o nosso concelho enfrentou um dos momentos mais trágicos da sua história, mas com a alma, a alma arganilense, que nos torna diferentes de todas as outras comunidades, que nos empurra, que nos desafia, que nos faz avançar, soubemos levantar-nos, reerguer-nos, renascer das cinzas e enfrentar o futuro, com determinação, coragem e sem hesitações”, afirmou.

Partida simbólica da Volta a Portugal do Futuro

O Dia do Município ficou ainda marcado pela receção da 26.ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, a prova da categoria Sub-23 que celebra todos os que aspiram pertencer à elite do ciclismo. A abrir caminho aos jovens ciclistas estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo, Costa, a Vice-Presidente, Paula Dinis, e o Vereador do Desporto, Luís Almeida, que contaram com a ajuda de Joaquim Gomes, actual director da volta e bicampeão da prova (1989 e 1993), para cortar a fita durante a partida simbólica da prova.



Artigos Relacionados