Festival Literário Internacional do Interior: “A Arte e a Cultura como Reanimadores de uma Região e de um Povo”

Com a presença do senhor Presidente da Câmara, Luís Paulo Costa e da senhora Vice-Presidente, Paula Dinis, decorreu no último domingo, no edifico da Cerâmica Arganilense o painel “A Arte e a Cultura como reanimadores de uma Região e de um Povo”, com a presença de escritores de várias nacionalidades como Yao Feng, nascido em Pequim, Prabda Yoon, de Bangkok e os portugueses, José Luís Peixoto, Hélder Beja e Ana Filomena Amaral, organizadora do Festival, através da Associação Arte-Via, Cooperativa Artística e Editorial.

Num espaço de grande beleza, tendo como paisagem o Mont’Alto, as serras e o casario, falou-se de literatura e de cultura. Experiências pessoais ilustraram a conversa que se generalizou entre os escritores e o público acerca do presente, mas também do futuro que se quer para o Concelho de Arganil, concluindo-se que o presente está assente no passado e estrutura o futuro. Literatura e leitura foram duas palavras recorrentes ao longo da noite e que serviram de mote para a discussão de ideias que ali aconteceu.

As intervenções do público, corroborando as ideia defendidas pelos participantes no painel, referiram a importância da cultura, em todas as suas vertentes, como raiz de um povo com os seus hábitos, costumes e tradições, mas também como processo de desenvolvimento através do sonho e da capacidade de criação, para o qual têm contribuído muitos homens e mulheres que aqui nasceram ou estão ligados por laços de amizade ou afinidade, que desenvolveram trabalho em várias áreas da cultura e do saber e que constituem uma reserva de excelência de que nos orgulhamos.

O festival literário Internacional do interior “PALAVRAS DE FOGO” é uma iniciativa da ARTE-VIA Cooperativa Artística e Editorial que reuniu no período de 15 a 19 de junho um conjunto de eventos culturais em vários concelhos entre os quais o Município de Arganil.

O Festival teve início no dia 15 de junho com a cerimónia inaugural a decorrer no Município de Castanheira de Pera e terminou no Município de Oliveira do Hospital com cerimónia de encerramento.



Artigos Relacionados