Freguesia de Arganil acolheu jornada de trabalho do executivo de Luís Paulo Costa

O executivo da Câmara Municipal de Arganil, liderado por Luís Paulo Costa, esteve esta na passada segunda-feira, 31 de maio, de regresso ao terreno, para cumprir na freguesia da sede do concelho a 12.ª jornada de trabalho do ciclo de Presidências Participativas. Do périplo pela freguesia de Arganil constou a avaliação de intervenções e obras recentemente concluídas e em curso, assim como a sinalização de situações que carecem de resolução e que vão ao encontro das pretensões da população.

Depois de percorrido quase todo o território concelhio ao abrigo desta iniciativa, em marcha pelo concelho desde janeiro de 2020, o presidente da autarquia enaltece o trabalho de zelo e proximidade, desenvolvido em parceria com as Juntas de Freguesia, em prol dos interesses dos seus fregueses. “É no terreno que ficamos a conhecer efetivamente as necessidades e potencialidades das localidades das nossas freguesias, e só assim podemos intervir para resolver problemas e planear com rigor novos projetos”, defende Luís Paulo Costa.

Conduzido pelo presidente e tesoureiro da Junta, João Travassos e Pedro Alves, respetivamente, o executivo camarário começou por avaliar a intervenção de reabilitação do troço entre Arganil (Mourão) e Folques, mais concretamente os trabalhos a decorrer na rede de águas pluviais. Esta intervenção integra a empreitada de 160 mil euros, que inclui também a reabilitação de duas ruas na localidade da Cerdeira.

Na localidade de Valbona, estiveram sob a atenção da comitiva uma barreira caída num caminho vicinal e dois troços que vão ser alvo reabilitação em breve: entre a Póvoa de Folques e Valbona e entre Valbona e o cruzamento da estrada do Mont’Alto.

De seguida, foi tempo de rumar à localidade da Nogueira, onde vai ser em breve pavimentada de raiz uma parte da estrada daquela localidade, que se encontra entre dois troços já alcatroados, permitindo fazer uma circular em torno da aldeia.

Já em Casal de São José, o presidente da Câmara Municipal e restante grupo de trabalho tiveram oportunidade de confirmar que as obras de execução do subsistema de saneamento decorrem a bom ritmo. Integrada numa empreitada de 425 mil euros, a obra em andamento desde janeiro de 2021, veio dar resposta às reivindicações da população, que há largos anos ansiava por melhorias na qualidade dos serviços de saneamento prestados. Sinalizada pela Junta de Freguesia foi, ainda, a necessidade de reabilitar o acesso ao parque de merendas de Casal de São José.

O périplo pela Freguesia de Arganil contemplou a visita a várias obras recentemente executadas pela Junta, mediante a celebração de contratos-programa celebrados com o Município de Arganil, como a correção de uma depressão na rede viária da Sarcina (10.600,00€) e a reabilitação da Rua do Lameiro, no Maladão (17.500,00€). Ao longo do presente mandato, os melhoramentos concretizados através deste instrumento financeiro representam um investimento superior a 140 mil euros.

A terminar a jornada de trabalho pela freguesia de Arganil, foram alvo da atenção e interesse da comitiva as carências ao nível da rede viária em Vale Cordeiro e a necessidade de reavaliar as condições de funcionamento da ETAR do Rochel.

Durante o mês de junho perspetiva-se a realização de jornadas de trabalho nas freguesias de Folques e Secarias, fechando-se o ciclo de Presidências Participativas um ano e meio depois do seu início.



Artigos Relacionados