Galardão “Praia Qualidade de Ouro” atribuído a Secarias e Piódão

  • Praia Fluvial da Cascalheira – Secarias

  • Praia Fluvial de Piódão

As razões para fazer das praias fluviais do concelho de Arganil um lugar de eleição neste verão são cada vez mais fortes. Depois de conquistarem a Bandeira Azul, as praias fluviais do Piódão e da Cascalheira, em Secarias, recebem agora o galardão “Qualidade de Ouro 2018”, atribuído pela Quercus – Associação Nacional da Conservação da Natureza.

A excelência das suas águas vem permitir à Praia Fluvial da Cascalheira exibir o estatuto de “Praia com Qualidade de Ouro” pelo quarto ano consecutivo, ao passo que as águas cristalinas e refrescantes da Praia Fluvial do Piódão vão ver a bandeira ser hasteada pelo segundo ano, repetindo o galardão recebido em 2016.

Por detrás da atribuição dos galardões estão os exigentes e respeitados critérios definidos pela Quercus. A finalidade desta organização ambiental passa por medalhar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso) apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente, tendo em conta a classificação da legislação em vigor,

As Praias Fluviais do Piódão e da Cascalheira cumprem, assim, os critérios de qualidade da água excelente nas cinco últimas épocas balneares, de 2012 a 2017. No total, são cinco os galardões conquistados pelas zonas balneares do concelho nesta época de 2018. As praias fluviais do Piódão e da Cascalheira acumulam as bandeiras “Praia com Qualidade de Ouro” e “Bandeira Azul”, enquanto a praia fluvial de Côja se estreia a hastear a “Bandeira Azul”.

O assinalável número de distinções, que promete aumentar ainda neste verão, só poderia deixar o Município de Arganil genuinamente orgulhoso, por ver a qualidade dos recursos naturais do concelho e a excelência das suas águas reconhecidas ano após ano.