GLOCAL agitou a Cerâmica Arganilense em dois dias de atividades para jovens alunos

 

“Urge preparar os jovens para o mundo e o mundo para os jovens” – foi este o ponto de partida para a criação do “GLOCAL – Daqui para o Mundo”, evento organizado pela Câmara Municipal de Arganil numa parceria com o Agrupamento de Escolas de Arganil, que encerrou o projeto municipal “Inspira.Te – O teu Sucesso Determina O Teu Futuro”, no âmbito da Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo da Região de Coimbra. Embora inaugurado publica e formalmente no dia 27 de fevereiro, na presença do Vereador da Educação, Luis Almeida; da professora Graça Dias, em representação do Agrupamento de Escolas de Arganil e de Alexandre Almeida da empresa executora, Ges Entrepreneur, este evento começou na realidade uma semana antes, com uma visita de alunos do ensino secundário profissional a algumas empresas e a uma IPSS de Arganil onde se procurou, de acordo com as palavras do vereador: “visitar o nosso tecido empresarial e levar os nossos alunos do ensino profissional a conhecer e a contactar em primeira mão com oportunidades de trabalho existentes no nosso território”.

Assim e durante dois dias, a Cerâmica Arganilense foi palco deste evento que acolheu cerca de 700 alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário Cientifico-Humanístico e Profissional, em torno de palestras, ofertas educativas, workshops, demonstrações, desafios e experiências inesquecíveis. Inspirados pelos diversos oradores e empresas convidadas, que lhes mostraram que, de Arganil para o Mundo, com as competências certas, as boas oportunidades surgirão, foi fundamental a ativação da construção do seu percurso académico, cívico, social e profissional, ficando assim aptos para dominar a arte de decidir o futuro.

Debateu-se ainda a importância do sonho como ferramenta para construir percursos de sucesso, munindo os participantes de conhecimento ao nível da comunicação, marketing e empreendedorismo, com a participação multidisciplinar de oradores como Fernando Alvim, João Benedito, Blessing Lumueno, João Correia, Sofia Oliveira e Cristina Valente, Ricardo Neves Araújo entre muitos outros.

Não esquecendo o importante papel dos encarregados de educação em todo o percurso académico e profissional dos jovens, também para eles se direcionaram algumas ações pois de acordo com as palavras de Luís Almeida, também se procurou “que os pais se envolvessem e participassem, porque os desafios de hoje são bastante diferentes dos que eram há uma dúzia de anos, pelo que importa compreender que o mundo assiste a transformações diversas, e é importante que todos estejam preparados para esta nova dinâmica”.

Simultaneamente às apresentações que iam decorrendo na Cerâmica Arganilense, também na Escola Básica do 2º e 3º Ciclo de Arganil decorriam alguns workshops direcionados aos seus alunos. Nas diferentes salas disponibilizadas foi possível aprender mais sobre programação com a Sharkcoders, a primeira rede de academias portuguesa de programação, jogos e robótica para crianças e adolescentes; cultivar as raízes do futuro com Frederico Lucas ou mesmo, criar peça-a-peça com a Lego Education.

Num período em que se assiste a constantes transformações tecnológicas, torna-se cada vez mais premente que as comunidades estejam preparadas para acompanhar as mudanças que se operam no mundo. Após estes dois dias de trabalho e formação no âmbito do “GLOCAL”, a comunidade Arganilense, os alunos e os encarregados de educação, estão agora mais preparados para responder aos diversos desafios que o futuro lhes venha a colocar, associados a um mundo que se encontra em constante evolução!