Presidente da Câmara assinala aniversário da Paisagem Protegida da Serra do Açor

Foi em ambiente de festa e com alguma aventura à mistura que se celebrou o 38.º aniversário da Paisagem Protegida da Serra do Açor, na passada terça-feira, dia 3 de março, no Centro de Interpretação da Mata da Margaraça. Presentes para assinalar a data e cantar os parabéns àquela que é a quinta serra mais alta de Portugal continental estiveram Luís Paulo Costa, presidente da Câmara da Câmara Municipal de Arganil, Paula Dinis, vice-presidente, Luís Almeida, vereador da Educação, e Érica Castanheira, vereadora do Ambiente e da Floresta.

A sessão de comemoração, organizada pelo Agrupamento de Escolas de Arganil e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com a colaboração da Junta de Freguesia da Benfeita, estendeu-se durante toda a manhã, com ações que envolveram professores, alunos, técnicos do ICNF e convidados.

Foi dado a conhecer o Projeto de Recuperação da Área Ardida da Paisagem Protegida da Serra do Açor, por Sílvia Neves, do ICNF, e apresentado o projeto Clube Ciência Viva, apadrinhado pelo Professor Jorge Paiva, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a quem foi prestada homenagem, com a atribuição do seu nome à sala principal do Centro de Interpretação.

A sessão terminou com os convidados a fazerem-se aos trilhos da Mata da Margaraça, para ouvirem os valiosos ensinamentos daquele respeitado botânico e ecólogo, numa aula de campo que colocou à prova o lado mais aventureiro dos participantes.