Inauguração de estrada marca jornada de trabalho na Freguesia de Celavisa

• Caratao 7
  • Adcasal 10
  • Linhares 5 Copia
  • Pracerias 1 Copia
  • Sequeiros 8 Copia
  • Travessas 3
  • Travessas 21
  • Celavisa (6)

Liderado por Luís Paulo Costa, o executivo camarário de Arganil realizou uma extensa visita à freguesia de Celavisa, cumprindo nova jornada de trabalho descentralizada e de proximidade com a população do concelho.

Durante o périplo pelo território, promovido em colaboração com a Junta de Freguesia, foi possível verificar o estado das infraestruturas locais, escutar as preocupações e pretensões das pessoas e delinear um plano de ação a curto e médio prazo, com base nas necessidades identificadas.

A pavimentação da estrada entre Celavisa a Pracerias, concretizada em duas fases e que resulta de um investimento total de 162 mil euros, foi inaugurada pela comitiva e pelos residentes que aguardavam o grupo de trabalho no início do troço. Muito ansiada e reclamada pela população durante vários anos, a obra contribuiu para a melhoria da comodidade e segurança nas deslocações entre as aldeias de Celavisa, Jurjais, Linhares e Pracerias.

Em sinal de agradecimento e gratidão pela reabilitação viária, a população das localidades beneficiadas pela intervenção brindou o executivo camarário e restante comitiva com um lanche, servido no Largo de Santa Catarina, no Caratão.

O presidente da Câmara reafirmou o compromisso de “continuar a apostar na melhoria das acessibilidades, de acordo com as prioridades definidas conjuntamente com o executivo da Junta”, em consonância com o empenho e atuação da Autarquia ao longo dos últimos seis anos. Para Luís Paulo Costa, “uma rede viária eficaz é sinónimo de melhor qualidade de vida e também de desenvolvimento do território”.

Em virtude desse compromisso, foi identificada a necessidade de reabilitação de arruamentos e melhoramentos ao nível da drenagem de águas pluviais nas aldeias de Celavisa, Pracerias Adcasal, Caratão e Sequeiros. Nesta última localidade foi, ainda, manifestada pelo presidente de Junta, Paulo Carneiro, a pretensão de ver requalificado do Largo principal da aldeia, bem como a realização da pavimentação entre Sequeiros e Travessas.

Em Travessas, a comitiva visitou o sistema de proteção contra incêndios, cujo processo de distribuição de água beneficiou recentemente de um reforço, através da instalação de bocas de incêndio por parte da Junta de Freguesia, na sequência da celebração de um contrato-programa com o Município. Em funcionamento desde 2020, este projeto pioneiro é composto por uma linha de aspersores de água, instalados em redor da aldeia, que podem ser acionados pelos próprios moradores em caso de incêndio.

É pretensão do Município que o mesmo tipo de solução venha a estender-se a outras zonas do concelho, reduzindo as condições de propagação de um eventual incêndio e reforçando a resiliência das aldeias mais isoladas.

A jornada de trabalho promovida na freguesia de Celavisa integra o ciclo de Presidências Participativas levada a cabo pelo executivo camarário ao longo do mandato autárquico. A iniciativa pretende promover o trabalho de proximidade com as juntas e uniões de freguesias e com os cidadãos, de forma a servir de forma eficaz os interesses da população.

“Percorrer o território, ouvir as pessoas e conhecer de perto os problemas com que se deparam e os projetos que querem ver concretizados na sua terra é estar alinhado com as expectativas e as necessidades dos nossos cidadãos, e é essa a nossa prioridade”, sublinhou o presidente da Câmara, justificando a importância desta ação para a melhoria da qualidade de vida no território. “A opinião das pessoas é um recurso valioso e determinante nas decisões, nas políticas e projetos que levamos por diante”, destacou Luís Paulo Costa.

Depois das Presidências Participativas na União das Freguesia de Cepos e Teixeira, na União das Freguesias de Cerdeira e Moura da Serra e em Celavisa, o executivo camarário realizará nova jornada brevemente.