Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) estabelece Protocolo com Instituições Bancárias a favor dos beneficiários das operações de investimento aprovadas no âmbito do PRODER

O IFAP, organismo público que apoia o desenvolvimento da agricultura e pescas e o setor agro-alimentar, a nível nacional, e diversas Instituições Bancárias do país assinaram um Protocolo que cria uma linha de crédito a favor dos beneficiários das operações de investimento aprovadas no âmbito do PRODER.

No Acordo são estabelecidas condições especiais de acesso ao crédito bancário e à constituição de garantias, que permitem aos beneficiários reunir os recursos necessários ao desenvolvimento dos seus projetos.

O montante abrangido na presente linha de crédito ascende a 1 375 milhões de euros, envolvendo as seguintes instituições de crédito: Santander Totta, BCP, CCAM, BPI, BES, Banco Popular, CGD e Montepio, o presente protocolo insere-se nos objetivos defendidos pelo setor bancário, através do apoio a projetos de setores de atividade, que estimulem a criação de emprego, o crescimento económico, a coesão e o desenvolvimento do país.

O IFAP e as instituições financeiras comprometem-se a promover a utilização da “Linha de Crédito Projetos PRODER”, através dos seus sites, informando sobre as oportunidades de crédito e fazendo referência aos investimentos do Programa de Desenvolvimento Rural elegíveis para financiamento.

São abrangidas por este acordo as operações de investimento aprovadas pelo PRODER, cujo pagamento do apoio público é assegurado pelo IFAP, e que se enquadrem nos parâmetros de risco utilizados pelas instituições financeiras em projetos desta natureza.

O presente Protocolo é celebrado pelo prazo de um ano, sendo renovável automaticamente por iguais períodos, caso não exista denúncia por escrito das partes.