Instituto do Cinema e Audiovisual promove, em colaboração com o Município de Arganil, a segunda edição de “Cinema Português em Movimento”

O Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) em estreita colaboração com o Município de Arganil e Juntas de Freguesia, organiza pelo segundo ano consecutivo sessões de cinema ao ar livre no âmbito do projeto “Cinema Português em Movimento”.

O projeto nascido em 2013, que para além de assinalar o 40º aniversário do ICA, teve como objetivo colmatar a falta de oferta cinematográfica no interior do país, regressa numa segunda edição com o intuito de alargar a sua atividade de promoção e divulgação do cinema português, bem como reforçar a sua consistência através de um trabalho contínuo.

Assim e tendo em conta a franca adesão verificada no ano transato, serão exibidos quatro filmes em quatro localidades diferentes do concelho com início previsto para as 21h00.

A primeira exibição está marcada para o dia 7 de Agosto na Praça Dr. Alberto Vale, em Coja, com o filme “Tabu”, de Miguel Gomes. Considerado pela crítica nacional e internacional como um dos melhores filmes de 2012, conta uma história de amor e crime, vivida entre a atualidade em Portugal, a cores, e um passado em África, a preto e branco. Estarão presentes nesta sessão, a atriz do elenco Teresa Madruga e o produtor Luís Urbano da produtora O Som e a Fúria.

No dia 8 de Agosto será exibido no Jardim da Casa do Povo em São Martinho da Cortiça, o filme “A Bela e o Paparazzo” (2010), de António Pedro Vasconcelos, que conta a história do romance entre Mariana (Soraia Chaves), cuja vida é detalhada nas revistas cor-de-rosa e João (Marco de Almeida), o mais temível papparazo de Lisboa, que a persegue sem que a sua presença alguma vez seja detetada, até ao dia em que se conhecem de forma fortuita.

A esplanada do Quiosque da Benfeita, irá exibir no dia 9 de Agosto o filme “O Cônsul de Bordéus” (2012), de João Correa e Francisco Manso, com Vítor Norte, Carlos Paulo e João Monteiro nos principais papéis. Uma obra que retrata a vida de Aristides de Sousa Mendes, Cônsul de Portugal em Bordéus no ano de 1940, ano em que esta cidade foi invadida pelas tropas alemãs.

No encerramento da passagem do “Cinema Português em Movimento” pelo concelho de Arganil, será exibido no dia 10 de Agosto no Largo da Igreja de Pomares, a película “Amália – o filme” (2008) de Carlos Coelho da Silva, com Sandra Barata Belo no papel da grande fadista e com os atores Carla Chambel e Ricardo Carriço nos principais papéis. Esta película retrata de forma romanceada, a vida daquela que é considerada a maior fadista e figura incontornável da história do nosso país.