Já pode consultar online a Carta Gastronómica da Região de Coimbra com os pratos mais autênticos deste território

A Carta Gastronómica da Região de Coimbra, apresentada no passado mês de abril, integra 114 receitas e surge com o propósito de salvaguardar e promover a gastronomia e os produtos endógenos dos 19 municípios que compõem a comunidade intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC). Este documento encontra-se disponível para consulta a partir de ontem aqui e conta naturalmente com iguarias típicas do concelho de Arganil.

Coordenada pela investigadora em patrimónios alimentares Guida Cândido, especialista em História da Alimentação, esta Carta Gastronómica vai do mar à serra e dos territórios rurais aos urbanos, em 10 grupos de receitas com pratos do mar, pratos do rio, do açougue, da matança e da fermentação e também da capoeira, da horta, do açúcar e do grão e da farinha.

A Carta integra assim seis pratos que cada município considera corresponder à matriz do seu património alimentar, havendo pratos que se repetem, embora com particularidades ou práticas diferentes na sua confeção, de acordo com o território.

Esta iniciativa insere-se no âmbito da nomeação de Coimbra enquanto Região Europeia da Gastronomia 2021-2022, pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT) e para além de poder ser consultada online, vai ainda ser produzida em livro e será matéria-prima para trabalhar uma série de ações subsequentes e físicas no território, assim como, desenvolvimento de conteúdos vídeo com tutoriais.

Carta Gastronómica da Região de Coimbra