Expo Ser Aferidor 7

Jornadas Europeias do Património em Arganil celebraram a riqueza do património cultural concelhio

Enquadrado na temática “Património Vivo”, tema escolhido para as Jornadas Europeias do Património (JEP) deste ano e, com o intuito de celebrar as práticas, os lugares e os objetos que hoje fazem parte do nosso património cultural, o Município de Arganil, levou a efeito nos dias 22 e 23 de setembro, um programa que vem reforçar a identidade cultural do concelho e as suas caraterísticas únicas. Acompanhou as celebrações a Vice-Presidente e responsável pelo pelouro da Cultura, Paula Dinis.

Na manhã do dia 22 de setembro e a abrir a programação, foi tempo de inaugurar a exposição, “Com peso e medida”. Dividida entre o Núcleo Museológico de Arqueologia e o de Etnografia, conta com algumas peças do reinado de D. Manuel, que nessa altura reformou o sistema de pesos e medidas utilizadas nas transações comerciais. Uma oportunidade única para ver ao vivo e a cores o conjunto de pesos que fez distribuir por todos os municípios, a fim de regularizar o comércio do reino e a carta de foral que concedeu a Arganil em 1514. Uns séculos mais tarde nascia a profissão de aferidor e também ela se encontra representada nesta exposição, através de instrumentos de trabalho, que vão desde as balanças mecânicas mais antigas, às balanças eletrónicas mais comuns nos estabelecimentos de hoje em dia e ainda, os instrumentos de pesagem e calibração destes equipamentos. Patente a partir de agora e até dia 31 de outubro, esta exposição contou com uma visita temática e acompanhada, no dia seguinte a encerrar as comemorações das JEP 2023.

Para a tarde do dia 22 de setembro ficou reservada a apresentação de um projeto muito especial: “Memórias fotográficas de Arganil”. Desenvolvido pelos investigadores Diego de Souza e Ivonne Pineda, do Instituto Universitário de Lisboa e, numa parceria com o Arquivo Municipal de Arganil, incide sobre os edifícios públicos concelhios datados entre os anos 1939 e 1985 e reúne, numa primeira fase, fotografias de alguns edifícios desse período. Com o intuito de envolver a comunidade neste estudo, que vai culminar com a disponibilização de todo o estudo na plataforma www.arquitecturaaqui.eu, foram recolhidos nesta sessão realizada na Biblioteca Municipal Miguel Torga, alguns testemunhos e memórias dos participantes e habitantes do concelho, quer a partir de alguns registos fotográficos já recolhidos anteriormente, quer ainda através de alguns exemplares trazidos pelos próprios enquanto contributo para o desenvolvimento do projeto.

Mg 4065

Mg 4066