Marco Miliário marca o Dia Internacional dos Museus em Arganil

O Município de Arganil assinala o Dia Internacional dos Museus, que anualmente se celebra a 18 de maio, com a inauguração de uma exposição temporária no Núcleo Museológico de Arqueologia. “Marco de Teodósio em Coja – uma pedra no caminho do ouro” é o título desta mostra que conta a história do miliário e das vias romanas que terão existido no concelho.

Os miliários ou marcos miliários, marcaram noutrora as vias romanas ao longo das quais eram colocados, indicando os mil passos que os separavam entre si, distando entre si uma milha romana, cerca de 1480 metros. De forma cilíndrica eram epigrafados, com o nome do imperador que ordenou a construção ou o arranjo da via, os seus títulos e as distâncias, expressas em milhas, até a cidade.

A inauguração está marcada precisamente para o dia 18 de maio, pelas 10h30 e a mostra, patente até ao dia 30 de junho. Durante o dia 18 de maio, as visitas acompanhadas vão realizar-se pelas 11h e pelas 14h30 e são gratuitas. Posteriormente, pode ser visitada semanalmente entre as 9h30 e as 17h00.

Esta exposição conta com o apoio do CEAACP – Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra.