Markku Allen visitou a exposição “Arganil – Capital do Rally”

Markku Alen, regresso a Arganil

A exposição “Arganil – Capital do Rally”, patente na Cerâmica Arganilense até 6 de Março, recebeu no passado dia 13 de Fevereiro a visita de um ilustre convidado: a lenda do Rally, Markku Alen.

Alen chegou à Cerâmica Arganilense ao início da tarde, já os fãs e entusiastas do Rally se encontravam ansiosos nas instalações, muitos deles, munidos de miniaturas de carros e fotografias antigas, na esperança de levar para casa os mesmos objetos mas engrandecidos com o autógrafo do piloto.

A visita iniciaria exatamente pelo percurso pela exposição, onde de forma pormenorizada foram sendo dadas algumas informações sobre os conteúdos, pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Ricardo Pereira Alves.

O “finlandês voador”, apelido atribuído pelos fãs, aproveitou esta visita para deixar no espaço que lhe foi dedicado e por ele inaugurado, um seu antigo fato que, certamente, tem nele impregnado memórias que ficaram para a história do rally. No mesmo espaço, encontra-se um Lancia Delta Integrale que conduziu, no qual fez questão de deixar também a sua assinatura.

Muito acarinhado pelos presentes que o acompanharam com entusiamo, seguiu-se uma tertúlia na qual se recordaram momentos altos e cruciais da sua carreira, bem como, as míticas e decisivas passagens pelo concelho. Com muita interação por parte do público que assistia e, como não poderia deixar de ser, falou-se também no desejo e possibilidade do regresso do Rally, onde ele nunca deixará de pertencer, Arganil.

Já a noite caía quando se deu por finalizada a tertúlia e Markku Alen, para gáudio dos persistentes fãs, concedeu alguns instantes para uma pequena sessão de autógrafos e fotografias, afinal, estávamos na presença de uma verdadeira lenda, do ainda recordista de vitórias no Rally de Portugal.

A manhã do dia seguinte, domingo, esteve reservada para uma sessão de autógrafos e fotografias, com maior espaço para trocar algumas palavras com os fãs.

Através desta iniciativa do Município de Arganil se corrobora que, Markku Alen adora Portugal e Portugal, especialmente Arganil, adora Markku Alen. Com cinco vitórias no Rally de Portugal é natural que o nosso país ocupe um especial lugar no coração deste ainda recordista gigante da modalidade.

• Markku Allen visitou a exposição “Arganil – Capital do Rally”