Meeting de Desporto – Momentos

• Cabaz ilustrativo

O Município de Arganil e a Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra promoveram o Meeting de Treinadores de Futebol, o qual foi realizado no dia 23 de Junho de 2012, no auditório da Biblioteca Miguel Torga, das 9h30 às 17h30. Este evento teve como objectivo principal caracterizar a preparação desportiva de jovens futebolistas na etapa de especialização e descrever o treino de atletas numa perspectiva multimodalidade.

Na sessão de abertura, a senhora Vereadora do Pelouro do Desporto – Dra. Paula Dinis, lembrou algumas das atividades realizadas pelo Município de Arganil na área do desporto, nas mais variadas faixas etárias.

Após este enquadramento institucional, o Mestre Vítor Severino apresentou um modelo de preparação de jovens futebolistas na etapa de especialização, no qual reforçou a importância da formação desportiva de base, bem como o papel das novas tecnologias aplicadas à observação e análise do jogo de futebol. Neste seguimento, o Mestre Ricardo Gonçalves retratou a avaliação multidimensional do desempenho do

Guarda-redes de futebol, descrevendo as acções/competências técnico-tácticas e o seu enquadramento do ponto de vista do treino e competição.

Durante o período da tarde, o Mestre Rafael Dias apresentou a caracterização fisiológica de atletas seniores de futsal, enfatizando as capacidades motoras, as vias energéticas envolvidas e o treino específico que é inerente a este desporto.

Após esta comunicação, o Mestre Artur Santos explicou em que medida é possível promover um ambiente de treino positivo destinado a treinadores, atletas, encarregados de educação (i.e., pais), clubes e dirigentes desportivos. Neste sentido, apresentou ainda várias estratégias que permitem estabelecer um relacionamento salutar entre pares.

Posteriormente, o Doutor António Figueiredo fez uso da palavra para apresentar um modelo de formação desportiva que é sustentado na realidade Associação Académica de Coimbra. Neste âmbito, referiu que estamos perante um processo que tem como objectivo não só o desenvolvimento das capacidades psicomotoras, mas também a criação de hábitos desportivos, a melhoria da saúde, bem como a aquisição de um conjunto de valores de cidadania, os quais contribuam para uma formação integral de crianças e jovens.

Finalmente, através de uma “mesa redonda” presidida pelo Doutor António Figueiredo, foi discutido o treino de jovens atletas numa perspectiva multimodalidade, sendo apresentados o Doutor Carlos Gonçalves e o Doutor Gonçalo Dias para enquadrar esta temática no âmbito do Basquetebol e do Atletismo. Neste contexto, concluiu-se que o desporto é um fenómeno social, multidisciplinar e económico que merece a nossa atenção enquanto agentes activos da sociedade.

Este evento envolveu cerca de 30 participantes, abrangendo um público muito diversificado, nomeadamente, professores de educação física, estudantes de diversas áreas de conhecimento, mecânicos, desenhadores, empresários, entre outras profissões que não estão directamente ligadas ao contexto desportivo, destacando-se também a presença dos representantes e dirigentes de alguns dos clubes desportivos locais, tais como a Associação Atlética de Arganil e o Clube Operário Jardim do Alva.