Ministro do Ambiente inaugura Estação de Tratamento de Água da Alagoa/Feijoal

  • João Pedro Matos Fernandes e Luís Paulo Costa

  • Luís Paulo Costa, João Pedro Matos Fernandes e Alexandre Oliveira Martins

  • Luís Paulo Costa, João Pedro Matos Fernandes e Alexandre Oliveira Martins

  • Alexandre Oliveira Tavares, presidente do Conselho de Administração da AdCL

  • Luís Paulo Costa, presidente CM Arganil

  • Luís Paulo Costa, presidente CM Arganil

  • Alexandre Oliveira Tavares, presidente do Conselho de Administração da AdCL

  • João Neves, administrador da Águas de Portugal

  • João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática

  • João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática

O início do funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Alagoa/Feijoal foi hoje assinalado com uma cerimónia presidida pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e pelo presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa.

Este novo sistema de abastecimento de água de Arganil representa um investimento de 4 milhões de euros da Águas do Centro Litoral (AdCL) e tem como missão garantir água com mais qualidade e regularidade a cerca de 60% dos consumidores do concelho, nomeadamente às populações de Arganil, Pombeiro da Beira, Secarias, Sarzedo e São Martinho da Cortiça.

A intervenção agora concluída compreendeu duas empreitadas distintas. Por um lado, a renovação de dois subsistemas de abastecimento existentes em Arganil, o Sistema de Abastecimento de Alagoa e o Sistema de Abastecimento de Feijoal, que foram unidos em apenas um; por outro, a construção de uma nova captação. As obras incluíram, ainda, a reabilitação da captação existente e da ETA de Alagoa e reservatórios, tal como a desativação da captação e da ETA do Feijoal.

Este investimento “considera uma nova captação, uma nova estação de tratamento de água, um novo centro de operações, um novo reservatório com 1000 m3 em Arganil, bem como a reabilitação do reservatório de Feijoal e a execução de novas condutas adutoras para Arganil, Secarias, Sarzedo e Feijoal”, explicou Luís Paulo Costa, admitindo ser “motivo de enorme felicidade e regozijo” a concretização desta infraestrutura.

“Um dia de grande satisfação” também para o Ministro da Ambiente, que aproveitou a ocasião para sublinhar a importância de uma boa gestão dos equipamentos inaugurados e fazer votos de que, “nos próximos verões, Arganil tenha água com qualidade, com quantidade e com pressão nas torneiras, que é um desejo básico, mas um desejo muito merecido por parte de cada um e de cada uma de nós”.

Até ao final de 2021 serão investidos, pela Câmara Municipal e pelo sistema multimunicipal da Águas do Centro Litoral, mais de 12 milhões de euros na reabilitação e ampliação dos sistemas de saneamento e abastecimento de água e na melhoria da gestão de resíduos sólidos; com o objetivo muito claro de aumentar a qualidade do serviço prestado às populações.

“Em tempo algum o concelho de Arganil beneficiou de um ciclo de investimento tão significativo nesta área”, apontou Luís Paulo Costa, evidenciando a necessidade de “concretizar mais e avultados investimentos neste setor”.

A sessão de arranque do novo sistema de abastecimento ficou marcada por vários momentos, entre eles o descerramento da placa inaugurativa, a visita à captação e à estação de tratamento e as intervenções do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, do presidente da Câmara Municipal de Arganil, do Presidente do Conselho de Administração da AdCl, Alexandre Tavares, e do administrador executivo da Águas de Portugal.