Animação e folia marcaram o 1º Concurso de Marchas do Concelho

O recinto do Sub Paço em Arganil, recebeu na passada sexta-feira, 5 de julho, pelas 21h30, a 1ª Edição/Concurso das Marchas Populares de Arganil, iniciativa promovida pelo Município de Arganil.

Cerca de quatrocentos participantes de 8 Marchas, proporcionaram uma noite de festa, cor e de alegria contagiantes, fechando o ciclo das tradicionais Festas dos Santos Populares.

O desfile teve início na Praça Simões Dias percorrendo várias ruas, da vila de Arganil, em direção ao Sub-Paço.

Aos mais novos coube-lhes a honra de abrir a noite, nomeadamente a Marcha da Pequenada, da Casa da Criança de Arganil, da Fundação Bissaya Barreto; Associação Atlética de Arganil – Infantil e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Arganil, que pela sua graciosidade e espontaneidade, fizeram a delícia do público presente.

A noite prosseguiu com a apresentação das Marchas Seniores, estando na abertura a Marcha convidada de Santa Clara de Coimbra; Associação Atlética de Arganil; Associação Cultural e Recreativa de S. Martinho da Cortiça; União Recreativa Sarzedense culminando com a Marcha convidada da Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô.

Pelo apresentador, Sr. Abel Fernandes foi efetuada uma descrição de cada uma das Marchas participantes, bem como foi igualmente dado o resultado da votação do Júri do concurso, que viu dificultada a escolha dos vencedores pela qualidade apresentada a concurso, destacando-se a Associação Atlética de Arganil, na categoria Infantil e a Associação Cultural e Recreativa de S. Martinho da Cortiça, na categoria Sénior, como melhores Marchas.

Todas as Marchas do concelho foram premiadas com um Prémio de participação e as Marchas convidadas, com uma lembrança do nosso artesanato local – Tradições de CÁ.

A entrega dos prémios decorreu com a presença da Srª Vice Presidente do Município, Paula Dinis e dos Senhores Vereadores, Luís Almeida e Érica Castanheira.

Elogiando o empenho e esforço desenvolvido por todas as entidades envolvidas, a Vice Presidente do Município, Paula Dinis, destacou o que considerou ser “a importância social e histórica desta iniciativa, um esforço que valeu a pena, traduzido na entrega demonstradas por representantes e participantes das diversas Marchas, promovendo o concelho e a região”, cujo êxito foi também testemunhado pela massiva presença de público.

 



Artigos Relacionados