Município de Arganil assina Protocolo de Cooperação do Projeto “Alimentar + Arganil”

Foi assinado no passado dia 26 de Setembro, o Protocolo de Cooperação “Alimentar + Arganil”, numa sessão que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arganil, entre seis entidades, nomeadamente: Associação Passo a Passo, Município de Arganil, Agrupamento de Escolas de Arganil, Centro de Saúde de Arganil, Intermarché e Mini-Preço.

Este protocolo, assente no projecto com o mesmo nome e iniciado pela Associação Passo a Passo em Outubro de 2014, apresentava-se como uma mais-valia para a comunidade local, uma vez que preconizava a minimização da carência alimentar das famílias do concelho, através da prevenção do desperdício alimentar nas cantinas escolares.

O reaproveitamento das refeições não consumidas iniciou-se na cantina da EB1 de Arganil, posteriormente na EB1 de São Martinho da Cortiça e, de acordo com os excelentes resultados obtidos, em Novembro transato este projecto passa a ser desenvolvido pelo CLDS e alarga-se à cantina da EB1 de Coja, tendo sido distribuídas até ao momento um total de 316 refeições.

Com a assinatura deste reforçado protocolo de cooperação, pretende o CLDS também reaproveitar todo o excedente alimentar das superfícies comerciais, tendo assim uma maior capacidade de resposta para apoiar as famílias carenciadas do concelho. Neste sentido o protocolo estabeleceu, além das parcerias já existentes, parceria com duas novas entidades, as superfícies comerciais Intermarché e Mini-Preço, que asseguram a doação de produtos alimentares excedentes em boas condições de consumo.

O Protocolo tem ainda por base o Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana, subscrito pelo Município de Arganil que, assentando essencialmente no combate ao desperdício alimentar, se torna numa motivação acrescida para que seja desenhado um conjunto de políticas públicas que permitam fazer a ligação entre solidariedade social e produção alimentar.

Este projeto irá ainda permitir o reforço da capacidade de resposta da Loja Social, designadamente do seu banco alimentar.