Município de Arganil assinala os 42 anos do 25 de Abril

• IMG_0365

• Assinatura dos contratos-programa de apoio ao associativismo

• Município de Arganil assinala os 42 anos do 25 de Abril

Comemoraram-se no passado dia 25 de Abril, 42 anos sobre a Revolução dos Cravos, celebrando-se igualmente 42 anos de liberdade e democracia. Esta data, tão presente na memória coletiva dos portugueses, foi assinalada pelo Município de Arganil através do habitual hastear de bandeira nos Paços do Município, acompanhado da interpretação do Hino Nacional pela Associação Filarmónica Arganilense, Sessão Solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, terminando na Cerâmica Arganilense, com um concerto comemorativo desta efeméride.

No decorrer da Sessão Solene, na qual deram o seu contributo celebrando Abril: António João Lopes, representante da bancada da CDU; Dra. Arménia Coimbra, representante da bancada do PS e Dra. Fernanda Dias, representante da bancada do PSD, foram ainda assinados contratos-programa com as Juntas e Uniões de Freguesia, Associações Culturais e Associações Desportivas do Concelho. O valor atribuído às Juntas e Uniões de Freguesia ascendeu a um total de mais de 250 mil euros para a realização de pequenas obras e trabalhos de silvicultura preventiva e, para as Associações Culturais e Desportivas a mais de 100 mil euros, valor correspondente ao donativo anual que lhes é concedido pela autarquia.
A sessão terminaria com as palavras do Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Avelino Pedroso, seguido do Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Ricardo Pereira Alves que a deu por encerrada.

As comemorações seguiram posteriormente na Cerâmica Arganilense, onde decorreu um concerto pela Orquestra Didática “Passo por Compasso”, com a participação do Orfeon Maestro Alves Coelho e dirigida pelo Maestro Tiago Mateus. Numa viagem ao passado foram interpretadas e relembradas peças musicais que deram o mote à revolução de Abril, sob o tema: “25 de Abril, uma expressão, uma memória”. O concerto, transmitido em direto pela Rádio Clube de Arganil contou com a apresentação do Presidente da Direção da Rádio, Prof. Jorge Silva e pelo Padre Dr. Rodolfo Leite.