Município de Arganil apoia freguesias com verba de 170 mil euros

• União de Freguesias Côja e Barril de Alva

• União de Freguesias de Vila Cova de Alva e Anseriz

• União de Freguesias de Cepos e Teixeira

É de 170 mil euros a verba que o Município de Arganil se prepara para atribuir às juntas e uniões de freguesia, na sequência da celebração da primeira fase dos contratos-programa de 2022. O apoio foi formalizado no passado dia 13 de maio, através da assinatura dos documentos pelas autarquias, em sessão decorrida no Salão Nobre da Câmara Municipal.

“Ainda que não seja o montante capaz de resolver tudo o que há para resolver no território, vai permitir avançar com obras que de outra forma não seriam possíveis de realizar e que vão fazer a diferença no dia-a-dias das pessoas”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa.

Trata-se de “um dos instrumentos financeiros mais importantes de que o Município dispõe e que já permitiu a realização de centenas de obras ao longo dos últimos anos”. Pela importância que assume no desenvolvimento local, “é um mecanismo que será para reforçar futuramente, promovendo novas oportunidades às freguesias”.

O critério de atribuição dos apoios assenta nas situações prioritárias previamente sinalizadas pelas juntas e uniões de freguesias. As intervenções previstas dividem-se, na sua grande maioria, entre reabilitação de arruamentos e construção ou recuperação de passeios; melhoramentos em espaços de lazer; recuperação de edifícios públicos, como escolas e creches; reparação e construção de muros de contenção e arranjos em praias fluviais, tendo em vista a preparação da época balnear.

O papel preponderante deste instrumento financeiro no plano de ação das freguesias e os benefícios que dele resultam para o território foram notórios ao longo do último mandato, refletindo-se numa verba atribuída de 2 milhões de euros. Com os apoios financeiros recebidos, faseadamente, as autarquias deram resposta aos problemas sentidos nos seus territórios e proporcionado, assim, maior comodidade e bem-estar à população.