Município de Arganil apoia idosos e pessoas em isolamento e quarentena sem resposta social: “Fique em Casa! Nós fazemos chegar!”

A Câmara Municipal de Arganil vem recordar a todos os munícipes, neste momento sensível que atravessamos, a necessidade de adoção de comportamentos responsáveis, nomeadamente a permanência das pessoas em casa, limitando as saídas ao estritamente indispensável, especialmente as mais idosas, pois incluem-se no grupo de risco no caso de contágio pelo COVID-19.

Com efeito, anuncia a criação de uma equipa de intervenção para assegurar a entrega ao domicílio de medicamentos, alimentos e outros produtos de primeira necessidade a idosos e pessoas em situação de isolamento e quarentena sem resposta social. O serviço de apoio em questão “Fique em Casa! Nós fazemos chegar!” vai ser realizado numa estreita articulação com todas as juntas e uniões de freguesia do concelho, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias e com o CLDS 4G.

A medida implementada surge no sentido de manter a população mais vulnerável recolhida em casa, evitando assim expor-se a situações potenciadoras de contágios e será coordenada pelos serviços de Ação Social municipais. Após avaliação das necessidades junto das pessoas a equipa nomeada para o efeito, assegura as necessidades básicas ao nível de medicamentos, bens alimentares e de primeira necessidade.

O Município de Arganil apela assim aos grupos de pessoas acima referidos que caso necessitem deste apoio, contactem o serviço de Acção Social do Município de Arganil, através dos números 235 200 143 ou 924 438 762. Poderá igualmente solicitar este apoio à Junta ou União de Freguesias da sua área de residência.

Aconselha ainda àqueles que se encontrem numa situação de menor carência e que não vejam necessidade de ativar este apoio, para que em cada núcleo familiar quando haja necessidade de sair das suas habitações para adquirir bens essenciais, seja apenas uma pessoa a fazê-lo, de preferência a mais jovem, desinfetando-se posteriormente e convenientemente antes do contacto com os seus familiares.