Município de Arganil assina protocolo para capacitação dos agentes turísticos

O Município de Arganil aderiu ao programa “Formação + Próxima”, através de protocolo celebrado com o Turismo de Portugal, no passado dia 14 de junho, em sessão decorrida na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

A adesão ao programa vai permitir qualificar os agentes ligados ao setor do turismo no concelho e atrair novos profissionais. Concretamente, este programa de formação gratuita terá como eixos de ação a capacitação dos colaboradores da área turismo (formação de empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais), em regime presencial e à distância, com conteúdos adaptados às necessidades de futuro do setor.

Cabe ao Município de Arganil identificar os parceiros locais estratégicos a envolver na concretização e dinamização do programa e colaborar no diagnóstico das necessidades de formação específica do setor do turismo no concelho. A autarquia garante, ainda, espaço e equipamentos técnicos, pedagógicos e informáticos adequados à formação.

“Com base no plano formativo devidamente adaptado a Arganil, mais próximo das pessoas e das necessidades do território, teremos oportunidade de criar mais valor e de impulsionar o turismo no nosso concelho”, sublinha o presidente da Câmara, Luís Paulo Costa, convicto de que a iniciativa “vai permitir levar para um outro patamar aquilo que em já somos bons e pelo qual somos reconhecidos: a arte da hospitalidade”.

Tendo como objetivo formar 75 mil trabalhadores até 2025, o programa “Formação + Próxima” é uma iniciativa do Turismo de Portugal, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, representada na cerimónia de assinatura dos protocolos pelo seu vice-presidente, Luís Paulo Costa.