Cartaz Hora Do Planeta 2023

Município de Arganil associa-se à “Hora do Planeta” e apela à consciencialização ambiental

Ciente da importância desta campanha para a consciencialização da população para as alterações climáticas, o Município de Arganil associa-se mais um ano à iniciativa da organização global de conservação de natureza ANP|WWF – Hora do Planeta, que este ano para além da sua temática geral, é dedicada também ao tema “Alimentação”.

Neste sentido o Município compromete-se, no dia 25 de março, num gesto simbólico de reflexão comum, desligar entre as 20h30 e as 21h30 (Hora do Planeta), as luzes do: edifício dos Paços do Concelho; Biblioteca Municipal Miguel Torga; EB1 de Arganil; Centro de Atividades Juvenis; Blocos A e B da Cerâmica Arganilense e o edifício da União de Freguesias de Côja e Barril do Alva, apelando a todos os munícipes que igualmente o façam em suas casas.

Dentro do subtema escolhido para a edição de 2023: “Alimentação”, o Município de Arganil compromete-se a promover a redução e desperdício alimentar nos refeitórios escolares, através da sensibilização da comunidade educativa e reaproveitamento do excedente das superfícies comerciais, com o Projeto Alimentar + em Arganil e, através da implementação do projeto “Biobairros a Compostar!”, consciencializar e capacitar a comunidade para a valorização dos biorresíduos, por meio de uma compostagem comunitária.

A “Hora do Planeta”, um movimento global que une milhões de pessoas em todo o mundo é uma iniciativa da World Wide Fund For Nature (WWF), nascida em 2007 em Sidney, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes por uma hora, numa tomada de posição contra as alterações climáticas. Ano após ano, a “Hora do Planeta” tem vindo a crescer, tornando-se num movimento de sustentabilidade global com mais de 3.5 mil milhões de pessoas em 190 países e territórios a apoiar esta causa, ao desligarem simbolicamente as suas luzes.