Município de Arganil celebra Contratos-Programa com Juntas e Uniões de Freguesia

• União de Freguesias de Vila Cova de Alva e Anseriz

• União de Freguesias de Côja e Barril de Alva

• União de Freguesias de Cerdeira e Moura da Serra

• União de Freguesias de Cepos e Teixeira

• Junta de Freguesia do Sarzedo

• Junta de Freguesia de S. Martinho da Cortiça

• Junta de Freguesia de Folques

• Junta de Freguesia de Pomares

• Junta de Freguesia de Arganil

• Junta de Freguesia da Benfeita

• Junta de Freguesia de Pombeiro da Beira

• IMG_8621

• Junta de Freguesia do Piódão

O Município de Arganil procedeu à celebração de Contratos-Programa com as Juntas e Uniões de Freguesia, no passado dia 29 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A cerimónia protocolar contou a presença do Presidente da Câmara, Luís Paulo Costa, da Vice-Presidente, Paula Dinis, e dos Vereadores Luís Almeida e Érica Castanheira e dos respetivos presidentes de Junta e das Uniões de Freguesia.

Os Contratos-Programa celebrados, no valor total de 276.769,01€, permitem apoiar e comparticipar projetos e intervenções de requalificação que vêm impulsionar o desenvolvimento regional e local e melhorar a qualidade de vida das populações das freguesias do concelho.

Com a Junta de Freguesia de Arganil foi celebrado um Contrato-Programa no valor de 38.160,00€, destinado à “Reabilitação do espaço envolvente à antiga Escola da Nogueira”.

Tendo em vista a “Construção do Miradouro em Luadas”, celebrou-se com a Junta de Freguesia da Benfeita um Contrato-Programa no valor de 25.000€.

A assinatura do Contrato-Programa com a Junta de Freguesia de Folques, no valor de 15.600,00€, destina-se ao “Calcetamento do Largo da Calçada e Rua do Alagão em Mancelavisa”.

O Contrato-Programa celebrado com a Junta de Freguesia de Pomares, no valor de 13.250,00€, destina-se à “Reconstrução da Capela do Cemitério de Pomares, abertura de novo acesso, portão e construção de arrecadação e Gradeamento na escola de Pomares”.

Tendo em vista o “Calcetamento da Rua das Eiras e da Rua das Flores, em Servo, e da Quelha do Bento, na Murganheira”, a Junta de Freguesia de Pombeiro da Beira celebrou com o Municipio de Arganil um Contrato-Programa no valor de 22.169,05€.

Com a Junta de Freguesia de S. Martinho da Cortiça celebrou-se um Contrato-Programa, no valor de 20.559,46€, que visa a “Reparação do telhado do edifício da Junta de Freguesia e Reabilitação e limpeza de fontes e fontanários”.

A assinatura do Contrato-Programa com a Junta de Freguesia do Sarzedo, no valor de 21.739,50€, destina-se à “Construção de rede de águas pluviais (65m) junto aos Barreiros; reabilitação de rede de águas pluviais e passeios desde o restaurante “O Engenho” até à fonte (estrada da Fonte de Cima); alargamento na Rua da Machufa; Instalação de assador na praia fluvial; pintura do Cemitério e Pintura exterior do edifício da junta”.

O Contrato-Programa celebrado com a União de Freguesias de Cepos e Teixeira, que ascende aos 20.700,00€, destina-se à “Beneficiação de calçada na R. Dr. Fernando Vale, em Teixeira, dois chafarizes em Cepos e arruamentos em Porto Castanheiro”.

A União de Freguesias de Cerdeira e Moura da Serra celebrou um Contrato-Programa de 28.975,00€, tendo em vista a construção de um “Muro de suporte e acesso ao recinto das festas; Reabilitação dos lavadouros em Casarias; Canalização das águas pluviais em Relva Velha e Reabilitação de muro de suporte em Parrozelos”.

Com a União de Freguesias de Côja e Barril de Alva celebrou-se um Contrato-Programa no valor de 16.875,00€, destinado à “Reabilitação da Praça de Côja, da quelha do mercado velho, de arruamento no Bairro da Coutada, do Miradouro da Coutada e jardim do Vale, Reabilitação do Pátio dos Músicos, em Barril de Alva e Construção de campo escutista em Côja”.

A assinatura do Contrato-Programa entre o Município de Arganil e a União de Freguesias de Vila Cova de Alva e Anseriz, de 15.741,00€, tem em vista a “Reparação da fonte chafurda e zona envolvente em Casal de S. João e Calcetamento da estrada do Casal, em Vinhó, ate à quinta da quartedeira”.

Serão celebrados posteriormente os Contratos-Programa com as Juntas de Freguesias do Piódão e de Celavisa: o Contrato-Programa a celebrar com a Junta de Freguesia do Piódão, no valor de 20.000,00€, visa a “Reconstrução do Edifício da cantina, balneários e áreas envolventes à antiga escola”, ao passo que o Contrato-Programa que será celebrado com a Junta de Freguesia de Celavisa, de 18.000,00€, destina-se à “Requalificação do sistema de defesa contra incêndios da freguesia de Celavisa”.